O mundo de especiarias de Olivier Roellinger

Épices Roellinger

Esse é o tipo de loja que te faz ficar pequeno e ignorante, reconhecendo seu tamanho diante do mundo: são centenas de especiarias de toda parte, pimentas, sais, algas, muitas que nunca se ouviu falar. O susto maior foi um móvel com uma seleção de baunilhas do mundo, com uma redoma de vidro em cima, para que se possa sentir o perfume. Algumas são mais animálicas, com notas couro, outras secas e defumadas. Irresistível.

O homem por trás disso tudo é o chef Olivier Roellinger. Vim saber da existência dele, bem, pela perfumaria — Épice Marine, perfume da coleção Hermessences lançado no ano passado, nasceu do encantamento de Jean-Claude Ellena por uma variedade de cominho torrado encontrada na loja. Também participa do perfume a região de Cancale, no mar agitado da Bretanha, onde o chef tem seu restaurante. (A história completa está aqui.)

Se tanta opção parecer difícil, pense no que já sabe fazer, olhe as misturas de temperos e a recomendação de uso. Tudo se pode cheirar e provar. Saí com Poudre des Bulgares, com cardamomo, gergelim, botões de rosa e um tico de açúcar, para perfumar iogurte, e Pó de Sombra — os nomes vão por aí, passando por fadas, Netuno, o vento.

Aproveitei para tirar uma dúvida antiga: como se usa fava tonka na comida? Ralando. Foi tanto estímulo que levei algumas horas para me recompor depois de sair. Ao sentir um esboço de Épice Marine, Roellinger disse: está bonito, mas falta a bruma. Fleur de Brume, um sal temperado, está nas prateleiras para quem quiser sentir. A loja fecha segunda.

Épices Roellinger 51 bis Rue Sainte-Anne 75002

  • Diana Alcantara

    Viagem ao País das Maravilhas! Que nomes as especiarias (ou seriam poções?)! Deve ser de ficar atordoado! No que se usa os botões de rosa?

    • Diana, não vi os botões soltos a venda. Os que me referi eram parte dessa mistura para perfumar iogurte, com gergelim, cardamomo e outras delícias.

      • Diana

        Hmmm, que maravilha para os sentidos deve ser!