3 pessoas e 3 coisas que aprenderam em 2013

Tecnicamente ainda é permitido falar do ano passado? Chamei algumas amigas para dizer três coisas que aprenderam sobre perfumaria em 2013. Sempre bom aproveitar a experiência dos outros, quem sabe acelera algum cair de fichas para quem lê?

 Imagem: LWR via flickr

Diana

  1. A beleza das matérias primas brutas: a fumaça do olíbano, o óleo essencial de petitgrain, a fava da baunilha utilizada em preparações culinárias…
  2. As diferenças entre a perfumaria européia e a americana, pelo mestre Jean-Claude Ellena em palestra memorável, na companhia do Dênis!
  3. Aprendi que o título ‘perfumaria de nicho’ não é garantia de coisa boa. Pode ser sim garantia de coisa cara, mas boa… não necessariamente. Então tente conhecer antes de investir seus ricos dinheirinhos. Se não tiver acesso, mire e atire sem medo em Serge Lutens e L’Artisan Parfumeur.

Diana é psicóloga, headbanger, fala pelos cotovelos, estabanada e louca por perfumes desde criancinha. Escreve no A Louca dos Perfumes.

 

Careimi 

  1. Sair da rotina. Em 2013 o sair da rotina para mim foi ousar usar os perfumes masculinos que adoro. Sempre recomendei a namorado e os outros homens da minha vida. Ousei usar mais alguns e me aventurei a experimentar outros e se gostasse, comprar e usar. Também foi ano de experimentar misturas de perfumes (layering) e notas que nem sempre me atraiam. Abrir o nariz para o novo! Acabei por descobrir outros gostares de cheiros. Expandi horizontes. Diversão pura!
  2. Praticar a virtude da paciência. Esperar… poupar para “o”(s) perfume(s). Com os preços na estratosfera aqui no Brasil para tudo, 2013 foi o ano de poupar, me programar, esperar… e botar a lista dos desejos em dia quando viajo ou quando alguém pode trazer o que quero. Como gosto de experimentar coisas diferentes, ainda tem muita coisa que gostaria de cheirar (e depois ver se vai rolar a compra) e que nem tem promessa de vir para o Brasil. Quando viajo pesquiso muito antes e vou com lista na mão e sempre me surpreendo como a política de amostras de perfume lá fora é camarada. O nosso varejo por aqui tem muito a aprender e a botar em prática. Se somos o futuro para o consumo mundial de perfumes, mudem já!
  3. Achar a turma. 2013 foi decididamente o ano de procurar e achar a turma dos afins no assunto perfumes. Quem gosta de cheiros como eu quer mais que o perfume. Quero ler, ouvir, papear, fofocar, trocar, conhecer gente que vivencia o assunto. Foi o ano de ver ao vivo o perfumista que admiro a anos. Foi o ano de achar bons blogs sobre o assunto e saborear as outras linguagens sobre os cheiros. Foi o ano em que mais entrei e saí de lojas sem comprar nada e cheirar tudo.

Careimi é curiosa por cheiros desde criança, virou bióloga. E continua as práticas acima em 2014. 

 

Vanessíssima

Em 2013 eu aprendi que cuspir pra cima é bom. Na volta, refresca. Sim, porque esta que vos escreve tomou tanta cusparada na cara que por pouco não pegou gripe. A tal lei do retorno me refrescou a fuça. E me acordou pra vida. E me abriu ao novo.

Eu garrava ódio de figo e acabei me apaixonando por um. Milagre? Macumba? Não sei. Só sei que quando vi tava caidinha de amores pelo marotíssimo Un Jardin en Méditerranée, da super Hermès. Ellena é meu pastor e nenhum figo me faltará, amém! Me tornei a doida do figo. E agora sou obrigada a dormir com um barulho desses.

E depois fraquejei de novo. E a bola da vez foi Chanel, grife pela qual não nutria nenhum apego. Na real, Chanel me era algo assim-assim. E virou uau-uau. Passei a amar com louvor dois representantes da casa: N°19 (floral amadeirado verde lindo obrigada) e N°5 Eau Première (Chanel Nº 5 ½CH, homeopaticamente falando). E veja só, eu, que sou das letras, me joguei nos números.

Sei que não devia mas ouso te convidar: cospe pra cima você também! O crime compensa. Eu não devia misturar cuspe e perfume no mesmo texto. Agora já foi. E cá entre nós, não existe boniteza sem um pouquinho de sujidade, né?

Vanessíssima é uma vã mulherzinha. Que expele palavrinhas. E que também é Van. E de coloridos modos. E de sonoros tempos. Em suma, de aromáticos ares. Escreve no van mulherzinha.

Tags

  • lili

    Sei lá o quanto Vanessa entende de perfumes, mas a prosa…..ah a prosa alegra o meu dia.

  • Diana Alcantara

    Não é porque eu tô aí não, mas que delícia de post! A prosa deliciosa da Vanessíssima e a querida Careimi! Delícia, delícia!

    • Grande farra! Vamos repetir a dose daquele encontro?

  • Danielle Amorim

    Que matéria encanto! Sai clicando e favoritando os blogs das perfumadas acima. Alias,o da Diana eu já tinha lido. A Vanessa proseadora é demais!
    Ano passado pra mim foi o período de redescobrir os aromas, os perfumes que já tinha, adaptar usos de alguns que não usava, e de quebra montei uma empresa de aromatizadores de ambientes e outros produtos artesanais 😉

    • que legal, Danielle, depois manda o link da sua empresa, se tiver, pra gente conhecer. adaptar o uso = usar de spray de ambiente?

      • Danielle Amorim

        Estamos em construção de página, mas mando o link sim!
        Quando falei na adaptação de uso, foi bem inspirado no post “outros jeitos de usar perfume”, e me ajudou muito a redescobrir os cheiros, a tolerar uns que eu achava maravilhosos mas não “assentavam” na pele diretamente.
        um xêro e boa semana!

  • Careimi

    Uau…se já adorava as outras duas, agora acho que temos que realizar um encontro na vida real só para comemorar a honra de fazer parte do post! Obrigado, Dênis. E você, quais foram as suas?

    • Eu descobri que perfume de amostra estraga, especialmente essas que a gente troca; descobri comprar as cegas, sem testar, mas lendo e perguntando muito para ter uma margem de segurança; e a graça das resinas para queimar, os incensos de vários sabores que a natureza dá.

  • Ai, fiquei bremeia. Adorei entrar na roda! Tudo bem que eu fugi da proposta. Y soy rebelde / Cuando no sigo a los demás / Si soy rebelde. Não listei 3 coisas. Mas posso listar 3 cuspes, viu? Tá, parei com esse lance nojento.

    No mais, lili, na real eu não entendo nada não. Eu apenas coleciono. Não faço resenhas de perfumes, apenas textos sobre perfumes. Não tenho pretensões, apenas devaneios. Eu viajo e piro. E levo todo mundo junto comigo, porque sozinha não tem graça. rs

    Ai, gente, e como eu queria conseguir estar de corpo presente em algum encontro… Quem sabe um dia?

    • A gente fingiu que não viu, viu? 😉 Sou sempre a favor de pagar a lingua e dar o braço a torcer. Tem coisa mais libertadora que mudar de opinião?

  • Renata

    Adoro cheiro e adoro prosa. Só não imaginava encontrar os dois tão bem combinados como aqui. Parabéns aos quatro (Dênis, VAnessa, Careimi e Diana).