Rosa: extraindo óleo essencial e o concreto

rose video

A marca Lush (lembra?) fez um vídeo mostrando a colheita de rosas na Turquia para uso em perfumaria. Para obter um quilo de óleo essencial são necessárias quatro toneladas de rosa, o que significa 1 milhão e 600 mil flores. E esse quilo de óleo vai custar 7 000 euros, ou 22 872 reais na cotação de hoje. O vídeo foi postado em fevereiro de 2012, como será que a inflação trata esse mercado?

Além do essencial, produzido pela destilação das flores, também se obtém o concreto, que é o resultado da extração com solvente. De fato é um concreto, uma massa sólida que parece cera. O absoluto é o produto da lavagem desse concreto com outro solvente, o que o torna líquido e pronto para usar. O vídeo está em inglês e explica os dois processos em mais detalhes. Consegue imaginar o perfume desse galpão?

(Via Bois de Jasmin, excelente — e confiável — blog a respeito de perfumes, recomendo muito a visita.)

  • Muito interessante saber a diferença entre os dois tipos de óleos! Principalmente para saber qual comprar! Muito legal esse vídeo!

    • fiquei inspirado e comprei água de rosas para perfumar a água! eu só conheço o absoluto, é bem bonito, meio borbulhante na saída, bem fresco, como falado no vídeo. se vc tiver a oportunidade de comprar com o óleo essencial, conta pra gente como é.

  • Márcio Felipe

    Muito interessante o vídeo. O link abaixo do vídeo “Bois de Jasmin” não esta funcionando. Abraços

    • obrigado pelo aviso, Márcio, acabei de corrigir.