Onde comprar matérias primas de perfumaria

Por conta do curso Alfabetização Olfativa tem muita gente perguntando onde comprar matérias primas de perfumaria. Acho que é um assunto que interessa bastante gente e vale um post.

Mas antes de bitolar em matérias primas, bom lembrar que tem um mundo lá fora: especiarias tem no supermercado, flores no florista, e todas as coisas tem cheiros que ajudam a aprender, desde que você tente encaixar palavras para cada um. Abaixo, estou listando coisas da minha experiência. Se você conhece outras lojas, inclusive em outros estados, pode contribuir nos comentários.

+ perfumes em fotos no instagram @1NARIZ — vem ver!

Mais uma coisa: as matérias primas em si não são diluídas. Nesse estado frequentemente o cheiro é desagradável e tem pouca relação com o que se vai encontrar num perfume. Diluindo a coisa fica um pouco mais longe da cara e se tem uma visão melhor, mais panorâmica. Para compor perfume diluição a 10% é praxe.

Como diluir? Estou usando propilenoglicol (veja abaixo). Eu comprei só para conhecer com o nariz. Antes de ir colocando coisas na pele, se informe sobre toxicidade e qualquer outra reação que as matérias primas podem causar.

 

Matérias primas naturais

Pessoas diferentes, entre elas um perfumista, me indicaram estas duas lojas online como vendedores de material de boa qualidade. Eu só conheço a Lazslo, onde comprei ládano e foi tudo bem. Ao que parece são de Belo Horizinte, talvez tenha uma loja? A By Sâmia tem loja em São Paulo.

 

 Sintéticos, frascos, propilenoglicol

Almíscar (vendido como “fixador”, veja no rótulo para identificar), vanilina, cumarina se encontra na região da Sé, em São Paulo, nas ruas Tabatinguera e Silveira Martins. Em geral em formato de cristal, nas mesmas lojas você encontra propilenoglicol para diluir. Nas duas ruas tem uma loja do lado da outra, frascos para amostra e maiores, com spray ou não. Nas minhas andanças atrás de frasco sempre faço uma pesquisa e acabo comprando na que fica na esquina da R. Tabatinguera com Anita Garibaldi, que tem um pouco de tudo.

  • Sé, São Paulo, nas ruas Tabatinguera e Silveira Martins.

Maravilhas sintéticas, como civet, castoreum, ambergris, cashmeran (que delícia!), aldeídos variados e outros naturais comprei na loja online abaixo. Legal: em geral são baratos. Chato: é uma loja americana e não entrega no Brasil.

 

Fitas olfativas, pipetas, frascos

Fitas compro na Kopiehaus, sempre as de 7 X 140 mm, o pedido mínimo é de 2000. Frascos para amostra ou decant, com spray ou não, tem no Mercado Livre e na Sé. Pipetas de plástico descartável comprei no Mercado Livre, uso para fazer amostras e diluir matérias primas (mas na próxima vou implorar a um amigo químico). Os frascos de 5 ml com spray da Vipan são ótimos. O site, para ser ruim, precisa melhorar bastante. Achei alguns iguais na Sé.

  • Kopiehaus
  • Sé, São Paulo, nas ruas Tabatinguera e Silveira Martins.
  • Vipan

Os super ninjas das compras internacionais compram frascos na Best Bottles.

 

+ perfumes em fotos no instagram @1NARIZ — vem ver!

 

 

  • Dâmaris – Blog Village Beauté

    Legal, Dênis! Vou dar uma navegada nos sites sugeridos. O que tenho feito aqui em Floripa é dar uma conversada com o povo das Farmácias de Manipulação. Como fazem cosméticos também, volta e meia aparece alguma essência interessante. Dia desses encontrei até a difícil (ao menos por aqui) Mirra. bjs

  • Guto

    Dênis, não me esqueci de você, não! Olha, inclusive estou saindo agora e quero que dê tempo de ir à loja ver suas amostras.
    Abração.

    • Oba, obrigado, Guto, muita coisa para conhecer nesse Brasilzão de meu deus 😀

  • vivi

    Perfumado….

    Achei o Shalimar pra comprar no site Perfumes Originais ( se quiser depois dê uma olhadinha lá).

    A moça disse que vai me mandar uma amostra de perfume de nicho da Montale.

    Por um a caso vc teria uma sugestão?!

    Ou qual perfume de nicho vc escolheria?!

    Besos

    Obrigada.

    Queria um bem poderoso, bem rico.

    Obrigada mesmo.

    Vivi

    • Vivi, a Montale é famosa por ter perfumes poderosos – fortes mesmo – mas não conheço nenhum. Tem uns no caminho chocolate e tal, se é a sua praia, pode ser uma.

  • vivi

    ah!!! lembrando que suas indicações foram certeiras….. hehehhehe
    besos
    vivi

  • ADC

    Bom dia estou com um propósito, o de colocar minha marca de roupas no mundo da perfumaria , más.. gostaria de recebe-los prontos somente para embalar, pode me ajudar? grato ..

    • ADC, vc tem que procurar uma pequena distribuidora de óleos essenciais que faça esse trabalho, ou uma pessoa que manipule pra vc.

      Eu conheço a Bruna Sá e o Renato Crestincov que podem fazer esse trabalho, tem os contatos neste link: http://1nariz.com.br/2014/outras-aventuras/cursos-de-perfumaria

    • Charme Essência

      Boa tarde! Também trabalhamos com criação de perfumes para marcas, caso ainda tenha interesse, entre em contato para obtenção de todas as informações referente a elaboração que segue desde a criação do produto propriamente dito até os moldes de embalagem. Att, Fabiano de Jesus (charmeessencia@gmail.com)

  • Levi Callegario

    Denis, visitei o site da Perfumers Apprentice, coloquei coisas no carrinho de compras e, ao que me parece, não foi criado nenhum empecilho para entregas no Brasil, mas não finalizei o pedido.
    Será que estou correto ou aparecerá uma mensagem no final dizendo ser impossível?

    • Levi, tá registrado na página de informações sobre entrega no site.

      • renan

        Onde compro aqui no Brasil essência puras , sem serem diluídas de perfumaria importada ou nacionão?

        • Juliano essencia coração (pura

          Eu tenho pura preço bom tel 24968011 Erika ou juliano

          • cris

            boa noite. pode entrar em contato comigo ….sirc_loirinha@hotmail.com gostaria de comprar essencia

          • Carlos Roberto Augusto

            Boa noite Erika, gostaria de saber se você tem essência da By Karen Double Blue, e como faço pra comprar.Se tiver me envie o valor de 100g.
            E-mail carlos. perfumesnativos@gmail.com cel. (13)996073484 WhatsApp Carlos.

          • Pra Roberta Vital

            Também quero saber

  • Henrique Perrella

    Dênis, existe sites nacionais que também vende sintéticos ao público final. O que tem a maior variedade é a Sene Essências:

    http://www.senesfragrancias.com.br/

    Tem a casa do saboeiro também:

    http://www.casadosaboeiro.com.br/

    Outro site internacional bem completo para comprar sintéticos é o perfumersworld: http://www.perfumerswold.com Eles tem coisas que são mais raras de se achar em quantias pequenas, como alfa e beta damascone e irona por exemplo.

    Além disso, para comprar naturais já diluídos e de qualidade recomendo o profumo.it. Comprei algumas com ele e são maravilhosas.

    • Legal, Henrique, obrigado pelas dicas! Já estou de olho em outras MPs, vou pesquisar nos sites que indica.

    • Bruna Moraes Martins

      Ei Henrique, gostei muito das suas dicas. Atualmente você teria alguma indicação de site nacional que vende essências de qualidade? Já comprei em alguns e me decepcionei.

      • sandro peixoto

        TEMHO ESSENCIAS DE PERFUMARIA FINA,TODAS PURAS OU SEJA SEM CORTES VALOR USD 100,SOMENTE VENDO 1 KG ,INTERESSADOS ME CHAMA QUE PASSO A LISTA,TENHO MATÉRIAS PRIMAS E FÓRMULAS TAMBEM ZAP 11.98934.7095 SANDRO

  • Henrique Perrella

    Outro que envia internacionalmente mas que é um pouco mais caro é a Hermitage Oils. Eles tem tanto sintéticos como naturais e coisas mais raras de se encontrar – determinadas moléculas isoladas em processos de extração. Envia para cá, mas o frete é salgado.

    http://www.hermitageoils.com

  • Caio César

    Achei interessante escrever sobre as matérias primas, pois 99% das pessoas desconhece ou ignora o fato de existir uma grande fábrica por de trás da grande maioria das grifes de perfumes. Calvin Klein, Paco Rabanne, Giorgio Armani, Gabriela Sabatini e Breatney Spears são exemplos clássicos disso, uns são estilistas, outras ex-jogadora de tênis, outra é cantora, portanto o que importa não é a Grife, e sim a origem do perfume, se é de uma boa fábrica ou não. Parabéns pelo post!

  • Paulo José Cavalheri

    Dênis, a primeira vez que me interessei por um aroma especifico foi com o sândalo, foi num desses incensos de palito, amei o cheiro, mas, fui pesquisando e vi que muitos desses incensos não tem o cheiro natural, são sintéticos, mesmo que bons, mas, sou muito curioso, então fiquei sabendo dos óleos essenciais, pois queria saber realmente qual era o cheiro do sândalo, comprei um óleo essencial Sândalo Amyris da BioEssência, quando abri o frasco gostei do cheiro, mas esperava mais, até pela fama que tem, enfim, após isso fui pesquisar mais e descobri que existem diversos tipos de sândalo, diversas plantas, de diversas regiões do planeta. A pergunta é: Onde posso comprar e qual tipo de sândalo é o ideal para perfumaria?

    • Paulo, o sândalo mais prezado é o Santalum album da região da cidade de Mysore, na Índia. Mas a espécie está em risco de extinção e sua extração é bem restrita. Alguns tipos são plantados na Austrália também, e tem sido usados como substituto, embora não sejam iguais.

      Quanto a compra, eu tentaria na Lazslo e By Sâmia, que me recomendaram como materiais de boa procedência. Você pode escrever direto para eles para ter certeza da espécie e origem.

  • Rodolfo Melo

    Denis. Boa tarde. Sabe onde encontro um adesivo para manter a fragrância por mais tempo. Vendo perfume e quero que meus clientes sintam o perfume facilmente através daqueles adesivos. Obrigado

    • Rodolfo, nunca ouvi falar disso. Você pode me contar um pouco melhor o que é, por favor?

  • Diego

    Onde posso comprar em são paulo essências confiáveis de marcas famosas para perfumaria?
    Que tenham bastante similaridade com a essência original.
    Vejo vários anúncios na internet mas tenho medo do cheiro da essência ser mto diferente da original.
    Pretendo fabricar perfumes contratipo.

    • Sandro

      Que fabricar suas próprias essências entre em contato

    • sandro peixoto

      TENHO ESSENCIAS PERFUMARIA FINA TODAS PURAS SEM CORTES,VALOR USD 100 ,SOMENTE 1 KG ,TENHO 20 DE 1 KG DE CADA,INTERESSADOS MECHAMANO ZAP 11.98934.7095 SANDRO

  • Andrea Campos

    Boa noite!
    Sou iniciante na confecção de perfumes e cosméticos.
    Tive algumas experiências na compra de essências, mas nenhuma me satisfez completamente, no que diz respeito a durabilidade na pele ou aroma. Existe algum local que pudesse me indicar para compra de essências, preferencialmente no Rio de Janeiro, que fosse confiável?
    Andréa

    • Gabriella Nichols

      Oi Andrea… eu tbm faço perfumes e compro no Centro do Rio no SAARA, mais epecificamente na Rua Senhor dos Passos, bem no início pertinho do camelódromo. É uma loja ótima e tem de tudo (só não achei o propolenoglicol e vou usar glicerina). Na Mundo Verde tbm tem várias essências, as q eu mais gosto são Absinto e Rosa Branca. Usei a Absinto pra fazer um perfume com a essência do Farenheit da Dior mas usei tbm rum e wisky (bem pouquinho) e acertei em cheio! Faço essas misturas desde adolescente. Vai nessa loja q vc vai gostar! Tem preços mto bons…

      • Paulo

        Boa noite, você pode me ensinar como fabricar perfumes e cosméticos caseiros ai ta meu zap 48996495183

  • João Lopes

    Dênis, qual a metodologia que você utiliza para dissolver os cristais em propilenoglicol?

    • sandro peixoto

      TENHO ESSENCIAS,MATÉRIAS PRIMAS E FÓRMULAS,INTERESSADOS ME CHAMA NO ZAP 11.98934.7095 SANDRO

  • Carlúcio

    Denys, aonde tem matéria prima em Brasília???

  • Mellany Morone

    Gente alguém me indica um site que tenha toda a matéria prima? EX: ALCOOL CEREAIS, PROPILENO GLICOL, e etc…

  • Eliêta Fernandes

    Bom dia !
    Poderia me indicar, um site que venda essências de perfumes importados, que seja confiável ?Compro aqui minha Cidade Fortaleza, mas não tem algumas essências, que meus cliente procuram !

    • sandro peixoto

      VENDO 20 KG DE ESSENCIAS DE PERFUMARIA FINA,SÃO 20 DE 1 KG DE CADA,TODAS PURAS SEM CORTES,VALOR DE USD 100 DÓLAR O KG.INTERESSADOS ME CHAMA NO ZAP 11.98934.7095 SANDRO

  • Pra Roberta Vital

    olá!
    Poderiam me indicar, um site que venda essências de perfumes importados, que seja confiável