Resenha: Lumière Blanche, Olfactive Studio — Novos briefings para novos perfumes

Comecei o e-mail saudando em francês, pedindo desculpas para passar ao inglês. E recebi resposta em português. Céline Verleure morou no Rio por alguns anos, onde importou vinhos. Ela é uma francesa de gargalhada fácil, apaixonada pelo Brasil, criadora e diretora artística do Olfactive Studio, perfumaria de nicho cujo conceito é todo ligado a fotografia. Quando trabalhava na Firmenich, foi avaliadora de Olivier Cresp para o desenvolvimento de L’Eau par Kenzo. Também é seu trabalho a criação do osmoz.com.br, site da mesma empresa que funciona como comunidade e banco de dados para fragrâncias. Nos encontramos na Global Art, feira de perfumaria em Berlim que aconteceu nos dias 8 e 9 de junho. E ela deu uma informação em primeira mão para o 1 nariz: vai lançar a marca no Brasil ainda esse ano, já tem a importação aprovada, está apenas acertando detalhes de ponto de venda.

Massimo Vitali, Lumiere Blanche, Olfactive Studio

Massimo Vitali, imagem para Lumière Blanche

Foi da experiência junto a casa de fragrância que surgiu uma certa frustração. Os custos de desenvolvimento e marketing são altíssimos, que aumentam a pressão sobre as vendas e ninguém quer arriscar: “As palavras para os briefings [de criação de um perfume] são iguais e tudo fica igual: é um perfume para uma mulher moderna, que ganha seu dinheiro, que viaja…”, conta ela. Para mudar o jogo resolveu mudar o briefing e fazer dele uma imagem.

Mantendo a estrutura do Olfactive Studio enxuta, contou com a internet para criar barulho. Criou o Blog du Parfum qui n’existe pas (encore), Blog do Perfume que (ainda) não existe, em que apaixonados por perfumaria foram convidados a decidir tudo — o frasco tem o formato de uma Polaroid, o rótulo é como uma fita crepe rasgada e anotada, como se usa nos estúdios. Os participantes elaboraram uma lista de nomes ligados a fotografia que são usados em todos os laçamentos.

Foto de Laurent Segretier para Flashback

Foto de Laurent Segretier para Flashback

A linha já conta com cinco perfumes. O mais recente é Flashback, desenvolvido por Olivier Cresp. Com o nome e a foto nas mãos, Cresp partiu para uma memória de infância, a torta de ruibarbo — vi uma mulher experimentando numa loja e ela caiu numa gargalhada, reconhecendo. Para quem tem pouca experiência de ruibarbo (eu, no caso): come-se o talo cozido de algum jeito, o sabor é ao mesmo tempo muito ácido e leguminoso, com um sujo terroso que lembra pimentão. Tive a chance de entrevistar Olivier Cresp, ele de Angel e Light Blue e perguntei se essa foto foi o briefing mais difícil que recebeu. Disse que não, “o mais difícil é quando me dizem: eu quero o cheiro de uma mulher caminhando na areia da praia. Não é possível, hoje, com as matérias primas que tenho, fazer o cheiro da areia.” E em seguida completou, feliz: “Ela me deu a foto e dinheiro para a fórmula.”

É um perfume bem fresco que sai dos óbvios limão/laranja, além do ruibarbo conta com um acorde maçã verde delicioso. Céline diz que ruibarbo e grapefruit (toronja!) precisam de vetiver para dar esse ângulo sujo, terroso, com textura de madeira (e frequentemente grapefruit em perfume tem cheiro de suor, que é um aspecto do vetiver também).

Céline Verleure

Céline Verleure

O meu preferido da casa e o de Céline também, é Lumière Blanche, criado por Sidonie Lancesseur. Ela conta a história: “eu tinha acabado de esquiar, estava morrendo de frio e me deram um copo enorme de leite quente com xarope de pain d’épices, que é um bolo com mel e especiarias. Aquilo foi tão confortante, tão gostoso. Eu uso esse perfume para dormir”

A imagem é de Massimo Vitali — isso que parece um iceberg é uma praia na Sicilia. A maior virtude do perfume é o equilíbrio, não tem ponta, nada se destaca demais. E cheira a branco. Cedro, íris e um toque de amêndoa dão um aspecto leitoso, envolvente e morno, sem sufocar. Especiarias frias dão contraste ao calor e alguns pontos de cor, como na foto, um pouco de cardamomo, um pouco de anis. É claro e envolvente, a impressão geral é de conforto, carinho, não parece com nada disponível no mercado.

E você, que perfume usa para dormir? A que perfumes você recorre naqueles dias mais difíceis, quando precisa de conforto e carinho? Que notas ou cheiros te trazem essas sensações? Deixe sua participação nos comentários.

Lumière Blanche, Olfactive Studio

Lumière Blanche, Olfactive Studio eau de parfum.
125 euros, 100 ml

No site da marca.

A marca entrega no Brasil sem frete e identificado como presente, inclusive amostras: http://www.olfactivestudio.com/

  • Uia, adorei o “furo”! E o Lumière Blanche parece delicioso. Já botei querência.

    No mais, uso muito o batidinho Ma Chérie, do Boti, pra dormir. É meu eau de pijama oficial. Lavandinha me conforta tanto…

    • Dênis Pagani

      Vanessíssima, lavanda é calmante segundo a aromaterapia, não? Teve mais gente levantando essa preferência no FB. Eu acabo indo com o perfume preferido da vez, sem fechar um para a cama.

      • É sim, bem calmante. Tanto que, se eu uso de dia, fico bocejando feito doida. rs

        Viji, se eu for pra cama com o meu preferido da vez eu não durmo. É sério, fico querendo me cheirar sem parar e o sono passa. Eu sou doente. rs

        • Dênis Pagani

          haha, me identifiquei! passei o mitsouko logo que chegou e dei umas acordadas no meio da noite pra sentir o cheiro.

  • Eduardo

    Uso vários, mas ultimamente tenho ficado com Green tea de Elizabeth Arden, Acqua de Borsari, Eau imperiale de Guerlain, 4711, petite cherie, um matin d’orage

    • Dênis Pagani

      Eduardo, também sou muito chegado em colônia para a hora de dormir, para esticar o frescor do banho até a cama e dar aquela aliviada no calor. Preciso testar o Green Tea, é o Kurkdjian, não?

  • erika

    nossa, deu muita vontade de provar… <3

    • Dênis Pagani

      Erika, to tendo umas idéias quanto a isso, vamos ver se consigo fazer rolar! Não esqueci da lampe berger, só não consegui pesquisar

      • erika

        nossa, vou amar poder provar esses que você tem resenhado. alguns realmente me atiçam a curiosidade. esse Lumière Blanche tem cara de ser a minha cara 🙂
        e a lampe berger tá aqui, fica tranquilo. você vai se deparar com alguma e algum momento e vai lembrar, mas não se preocupe. é só curiosidade, mesmo.
        beijocas e saudades de ti <3

  • Pingback: Onde comprar perfumes em Paris ou 1 nariz em Paris | 1 nariz | é sobre perfumes()

  • Gostei do Blog, e da matéria do Lumière Blanche.Fiquei muito curioso,pois gosto muito de perfumes.

    • Dênis Pagani

      Maurício, o melhor jeito de se manter atualizado nos novos posts é curtir a página no Facebook ou entrar com o seu email na coluna da direita. Seja bem vindo!

  • Muito interessante… e também muito legal seu blog, foi minha irmã que o indicou.

    Já gastei muito perfume na fronha do meu travesseiro, entre eles Shalimar e Parfums de Nicolai Vanille Tonka. Agora estou numa fase mais madeira… as vezes uso o Bois des Iles ou o Coromandel, mas em mim, não no travesseiro como eu fazia! 🙂

    • no travesseiro é sacanagem! eu tenho gostado do Après L’Ondée para dormir, tem volume adequado e conforto na medida. acho que a íris é um tema do perfume confortável para dormir, me parece — Coromandel, Bois de Iles…

  • Pingback: Onde comprar perfumes em Berlim | 1 nariz | é sobre perfumes()

  • Leandro Ricardo

    Tenho lido seu blog “de cabo a rabo” … Sou um curioso de perfume e tenho um paladar e olfatos acima da média, e treinei minha memória olfativa de forma casual… Estou buscando gente que goste de coisas afins … E através de uma jornalista de SP … Luciana Mastrorosa ,que hoje escreve na Prazeres da mesa,me falou de vc .do seu blog … Imediatamente comecei a devorá-lo … Sobre perfume pra dormir ,eu usei toda a coleção Les saisons de VCA (Van cleef) e de todos o que me dava mais sensação de conforto era o “Outono” ,não vende mais … Fiquei muito triste ,todos de excelente qualidade e custo benefício … Abraço

    • Leandro, seja bem vindo. estou planejando um encontro para a gente cheirar perfumes, trocar impressões e papear. estou anotando seu email aqui, te procuro quando a coisa estiver mais firme — e obrigado pela dica do perfume. abraço.

  • Ubiratan

    Perfume com baunilha. O que me acalma e traz conforto na hora: duas borrifadas de Angel…..tão bom quanto Diazepam.