Recomende um perfume: uma coisa diferente

 Obra do chinês Liu Bolin

“Perdido entre as opções?” — Obra do chinês Liu Bolin

Uma leitora me procurou pelo instagram (@1nariz) pedindo dicas de perfumes. Perguntei se era para alguma ocasião especial e ela me disse que não, que usa de acordo com o estado de espírito mas que queria “uma coisa diferente, não estes que todos usam”. Pedi mais algumas informações sobre preferências e ela me escreveu o seguinte:

ODEIO Patchouli… na verdade queria uma coisa diferente de tudo [ela grifou em amarelo], o que eu mais AMO é o GEM (Van Cleef & Arpels) mas não sei se pelo cheiro ou pela memória afetiva que tenho dele.

Gosto tanto de pesados como os frescos, já que moro numa cidade que é muito seca e quente. Agora, não ligo para marcas, não precisa ser um Dior, Chanel, etc. Obrigada!

Ela também contou que vai viajar para o Chile em breve e que pretende comprar esse perfume lá. Quis sugerir algum Serge Lutens (pensando no diferente) ou de uma marca de nicho (pensando no exclusivo), mas por uma pesquisa rápida não encontrei loja que os venda por lá. Se alguém já visitou o país e souber informar melhor, participe nos comentários.

Dentro desses parâmetros — perfume de grande mercado que não pareça com os outros, algo incomum, que fuja do esquadro –, o que você recomendaria para a nossa leitora? Deixe sua contribuição nos comentários. 

Como participar: para receber recomendações minhas e dos leitores do 1 nariz, me escreva no e-mail denispagani @ gmail.com. Conte o que você gosta e não gosta numa fragrância, quais seus perfumes favoritos e quanto pretende gastar, isso ajuda a receber sugestões mais próximas do seu gosto.

 

  • Daniel

    Talvez o Stella, da Stella McCartney. É bem diferente dos atuais por ser quase um soliflor, feito ao redor do lírio. Além disso, tem uma nota de topo que gira em torno do gengibre. Bem diferente e, pessoalmente, acho muito gostoso.

    • Opa, na descrição tá promissor, adoro lírio e gengibre, Daniel. mas é diferente para uma mulher, para quem o floral é quase regra?

  • Susey

    Adorei as dicas. Acho que muita gente pode se beneficiar delas.

    • Colei umas sugestões que rolaram no facebook, Susey, dá uma olhada nas dicas do pessoal

      • Susey

        Olhando tudo.
        Adorando Denis!

  • NATHALIA

    Jungle L’E’LEPHANT, Kenzo.

    • Ótima lembrança, Nathalia! lembro de ter cheirado e feito uma cara de interrogação enorme. o Ça Sent Beau (Kenzo tbm) é na mesma linha, um chypre esquisitão.

  • Bete

    Nao conheco muitos perfumes, más estou apaixonada pelo Voyage, de Hermes, cujo acento eh o cardamomo, quero comprar um gigante pra nao acabar nunca e usar em quantidade, porque ele nunca eh excessivo, seja verao Ou inverno, umido Ou seco o ambiente. Cheiro de semente seca que quero comer.

    • Muito bonito e elegante o Voyage, tem esse equilíbrio do cardamomo com as madeiras que faz funcionar em todo momento. se a leitora não explorou esse caminho vale a pena conhecer.

      • Susey

        Caradamomo e madeira…acho q deve ser perfeito!

  • Paula

    Será que tem Annick Goutal lá?

    • Será? o site deles é terrível para esse tipo de informação. Se alguém tiver essa dica, comente.

  • me ocorreu sugerir uns masculinos para “desenjoar” dos femininos grandiosos e adocicados. madeiras, especiarias, aromáticos:

    Vetiver, Guerlain — clássico masculino, muito elegante
    Encre Noire, Lalique — parecido com o anterior mas mais escuro, é maravilhoso, recomendo muito
    M7 Oud Absolu, Yves Saint Laurent — fougère com o famigerado oud, essa madeira esquisita
    Antaeus, Chanel — madeira e especiarias: cravo, canela

    e também o feminino Gucci Rush, que apesar de ter um monte de patchouli, que a leitora odeia em maiúscula, não é tratado de um jeito tradicional, ou seja, aquele terroso hippie anos 70. é o mais parecido com nada.

  • Pedi sugestões de perfumes no Facebook, perfumes de grande mercado que sejam diferentes, como pede a leitora, para homem e para mulher. Essa é a parte 1 das respostas:

    Fabio Augusto Souza Lima
    Para homem, Fleur du Male! Para mulher, também, Fleur du Male

    Lucrisvitgab Bertotti de Abreu
    Pergunta bastante difícil, talvez uma compra inversa seria interessante, um masculino para ela e um feminino para ele, Eau Sauvage para ela Mitsouko para ele.

    Julio de Oliveira
    Para ela poderia ser o spicebomb, tenho uma amiga que usa, e para ele o samsara da guerlain.

    Dênis Pagani
    Lucrisvitgab, acabei indo por esse caminho! indiquei M7 oud absolu, Encre Noire e Gucci Rush — que é feminino, mas que não parece com nada que eu conheça. o mitsouko amo, comprei um para mim e fico torcendo para esfriar e usar sem medo

    Dênis Pagani
    Julio, gosto bem do Spicebomb, não tem nada nele que seja exclusivamente masculino. e Samsara é lindo demais…

    Fabio Augusto Souza Lima
    Dênis Pagani, eu acho muito bom o Fleur du Male! Ele esta além da androginia! É masculino demais para ser feminino e feminino demais para ser masculino! Flor de laranjeira e dama da noite (incrível como o Kurkdjian conseguiu manter até o tom meio plastico/leitoso presente no aroma da flor) bombásticas junto a um tom meio esfumaçado! Vale a pena conhecer!

    Felipe Cordeiro
    Dior Homme para ele e Hypnotic Poison Sensuelle / Cinemá para ela

  • Pedi sugestões de perfumes no Facebook, perfumes de grande mercado que sejam diferentes, como pede a leitora, para homem e para mulher. Essa é a parte 2 das respostas:

    Guilherme Venditti
    Womanity. Tanto pra homens quanto pra mulheres!!!

    Viviane Mello
    la em Santiago tem grandes lojas de departamento como a Falabela, Paris e a Ripley e la ela poderar deleitar-se em inumeros stand’s de grandes marcas…a escolha sera dificil e e preciso paciencia……ps* depois do terremoto que houve no Chile as coisas la encareceram muito entao sugiro que ela experimente em Santiago e compre no free shop, pois preco de Chile se compara h com o Brasil..muito triste!!! ( cheguei de la final do mes passado)

    Dênis Pagani
    Guilherme, womanity para homens = uau! eu acabei indicando umas coisas da prateleira masculina e pensei num incenso, mas não me ocorreu nenhum que nao seja nicho. vc conhece algum?

    Dênis Pagani
    Viviane, obrigado pelas dicas valiosas, vou encaminhar para ela!

    Guilherme Venditti
    Opaaa!!! Na verdade, tirando toda a embalagem, a cor do liquido e o conceito, chego a achar que Womanity é mais masculino que feminino!!! Cheiro terroso… Cheio… Encorpado!!! Quando uso, faz sucesso… E ate atendente de bar vem me perguntar o nome hahahaha
    Agora, incenso… Talvez o Black Cashmere da Donna Karan… Mas acho que nao seja fácil de encontrar tb ne?!? Nao conheço…

    Sergio Celane
    Dênis, vi até Bond#9 na Ripley do Costanera Center mas, falando em incenso, pensei no Carbone de Balmain que vi somente em uma perfumaria no centro de Santiago. E os preços estão ligeiramente abaixo dos preços brasileiros.

    Dênis Pagani
    Guilherme, é um tapa na cara de figo! pá! mas tem uma doçura que me deixaria desconfortável de usar, ia preferir um figo mais in natura, haha

    Dênis Pagani
    Sergio, valeu pelas dicas, vou passar para ela.

  • Shendel

    Outro voto para o Kenzo Jungle L’elephant e Chanel Antaeus! São perfumes cheios de personalidade, nada comuns e deliciosos.

    Um floral maravilhoso (e olha que eu não ligo muito para florais) e que parece que não “pegou” com o grande público, portanto não é tão comum, é o Jour D’Hermes, eu dei um frasco para minha mãe e ela (que não gosta tanto de usar perfume) adorou. É um floral fresco, alegre e chique, do Jean-Claude Ellena.

    Bom, eu mesma ando apaixonada por uma fragrância unisex, já comentei aqui no blog, o Sycomore. Para mim ele tem cheiro de floresta encantada. 🙂 Muitos acham ele masculino demais, mas eu adoro. O Sycomore junto com o Bois des Iles, ambos Chanel, são meus preferidos. O Bois des Iles também é diferente, já que é um amadeirado feminino. Não sei como é o imposto no Chile… na europa esses perfumes saem 40% mais baratos que aqui.

    • Shendel, eu gosto bastante do Jour, floral fresco mas não é geladão como o Acqua de Giò e tem umas sujeirinhas, uma ranhura no fundo que é muito legal. tem resenha dele em breve.

      Eu sou fã do vétiver e já rasguei uma seda pro Sycomore aqui nessas páginas. o Bois de Iles testei muito de passagem, não me lembro. como que ele é?

      • Shendel

        Denis, eu não sou muito boa para identificar as notas. Aliás, isso é algo que eu quero muito treinar. Sei identificar poucas notas com precisão… por exemplo, reconheço as madeiras nas notas de corpo e fundo do Bois des Iles, mas não sei identificar o sândalo no meio delas. Sei que tem sândalo pq li, morro de vontade de sentir o cheiro do sandalo de Mysore, vou comprar um vidrinho aqui: http://www.aqua-oleum.co.uk , site indicado pela Mandy Aftel. Sei identificar os aldeídos nas notas de topo, que gosto apenas quando tem pouco, como no BdI. O Chanel #22 tem muito aldeído, eu não consigo usar apesar de gostar da composição. As notas de corpo e fundo (BdI) são uma delícia e muito complexas… dependendo de como eu “capto” os acordes, de longe ou de perto, dependendo da temperatura, etc, identifico muitos cheiros diferentes mas não sei dar nome a eles. Mas definitivamente são algumas madeiras com um toque floral, que me dão uma sensação de conforto muito grande… por isso adoro usar para dormir. Quero o parfum, por enquanto só tenho o EdT. Aliás, vc sabe quanto é o frasco de 15ml do parfum na loja de Paris? Vou pedir p/ meu irmão trazer, acho que deve ser entre 150 e 170 euros, não?

        • Shendel, não tenho idéia sobre o preço.

          Quando a gente não tem as matérias primas separadas só comparando lado a lado e procurando coisas em comum. Quero fazer umas série de posts sobre isso muito em breve. Tem que ir tentando colocar palavra para descrever o que sente, para depois ligar essas palavras com o nome do material, acho que é o melhor jeito.

  • Luis Italo

    Se ela quer algo diferenciado acredito que ela deveria conhecer o THÉ DES VIGNES da CAUDALIE.
    Com notas principais de almíscar branco, Neroli e Gengibre.
    É uma fragrância branca que transporta levemente a sensualidade. É uma fragrância bem diferenciada.

    Abs,

    Luis Italo

    • Obrigado pela dica, Luis, não sabia que a Caudalie tinha perfumes. abraço!

  • Kelly Calèche EDT. Rosas e couro. Couro e rosas. Diferente e lindo toda a vida.

  • Dante21

    Bal D’Afrique – Byredo
    Five O’Clock Au Gingembre – Serge Lutens

  • Janaina

    Bond n9 vende por aqui. Recomendo o Chinatown, cheio de especiarias e um pouco sujo, no melhor sentido, ou o New Harleem, café e lavanda.

    Gosto muito do Encre Noir. Ah, se ela quer algo BEM verde, mas verde de doer, o Eau de Campagne da Sisley pode servir.

    • O Chinatown todos falam muito bem, to pra fazer esse safari nas perfumarias. Obrigado, Janaina!

  • Eli Silva

    Olá Denis!

    Os perfumes que vc mencionou no post ” Recomende um perfume: uma coisa diferente” são maravilhosos. Maaaaaaaaassssssss….. Conheci um perfume da New Body que uma amiga ganhou, e ninguém mais acha o perfume… Este perfume pode ser o “diferente” que tantas pessoas procuram… Ele se chama Lunar…

    Alguém já ouviu falar???? Sabe onde acho????

    • Dei uma busca rápida, Eli, e não encontrei nada. As vezes o jeito é ficar de olho no ebay americano. Sorte!

  • Amanda

    Realmente o Kenzo Jungle Elephant é uma boa pedida, é um oriental bem gostoso que fixa e projeta horrores,que foge totalmente da linha Kenzo tradicional. O perfume é bem intenso, quente e sexy, exclusivo porque a maioria das pessoas não gostam dele, só quem adora perfume que se arrisca, e também por sua propaganda ser mais boca a boca, já que ele já foi lançado há algum tempo.

    • Kenzo Jungle Elephant não era uma chypre verdão? ou é o Jungle que é um chypre verde? e lá se foi a minha memória.

  • Melhores Perfumes Importados

    Eu passei 4 semanas no Chile em 2012 e não encontrei boas lojas de perfumes… Se alguém souber de alguma, pode me indicar!

    http://www.melhoresperfumesimportados.com/

  • Cristiane

    Sei que o post é de dois anos atrás mas queria deixar a minha dica, se ainda tiver alguém curioso. Sou uma pessoa que adora perfumes incomuns. Gostava muito do Ted Lapidus Silk Way e do Kenneth Cole New York Woman, mas eles saíram de linha, só acho em garimpos na net. Dos disponíveis no mercado, L.I.L.Y. Absolute da Stella McCartney tem personalidade: musk, âmbar e notas amadeiradas misturadas com musgo, trufas e especiarias (pimenta preta e rosa) que ‘mascaram’ o patchouli e lírio, formando novos acordes. Extremamente original. Outro que gostei muito foi o Calvin Klein Euphoria, com essas notas masculinas e herbáceas na versão feminina. Mais duas sugestões de diferentões: Bvlgari Blv II pour femme e Azzaro Now.