Um perfume para sua mãe

Você olhou no calendário e se deu conta que não falta muito para o dia das mães. Para complicar você pensa em presentear com um perfume. Eu não quero desanimar mas as dificuldades são muitas porque 1) as pessoas são complicadas para usar perfume, 2) depois de aberto não dá para devolver, ou seja, não tem margem de manobra e 3) é difícil fazer ficar objetivo algo tão pessoal. Mas com alguns cuidados dá para diminuir o risco e o 1 nariz vai tentar te ajudar.

entrega!

“Mãaae! Entrega!”

O clássico do presente acertado é começar a prestar atenção em dicas que a pessoa dá um tempo antes da data, assim você tem certeza que ela está interessada e evita a tristeza do presente enfiado na gaveta. Se não teve essa sorte vai ser um pouco mais complicado. Fazer força para acertar sempre dá mais trabalho que arriscar sem muito critério. E também vai dar mais prazer a você que mandou bem e a ela, que vai perceber que você gastou tempo só para fazer ela feliz, não para resolver um problema.

  • Se ela usa um e apenas um perfume há muito tempo, se todo mundo sabe que esse é e sempre foi o perfume favorito, desista, não vai ser agora que ela vai ser infiel.
  • Testes com alternativas, do tipo “sua mãe é a) moderna b) feminina c) sensual” — não consigo deixar de me sentir infantilizado quando vejo um. Aliás, todos os testes. A vida não é tão fácil. Ou é? (Lembra do teste da revista Capricho, quando suas primas tinham 13 anos?) Perfume também é delírio e fantasia, vai que ela usa para mandar a mensagem errada? Fragrância para mulheres [insira adjetivo aqui] me parece mais enquadramento de marketing que de gosto.
  • A primeira coisa é descobrir de que perfumes ela gosta. Disfarce, dê uma fuçada no armarinho e se ligue nos nomes, depois vai usar isso para pesquisar. Você quer saber se tem algum ingrediente predominante, como rosa, baunilha, fruta.
  • E quase mais importante, a quantidade de ar que eles ocupam, a chamada sillage ou rastro. Aí sua memória vai te ajudar: pense se o perfume chega antes, se só é percebido quando dá um abraço. Quem gosta de perfume grande não consegue viver com água de colônia, e vice-versa. A idéia é encontrar alguma coisa que se encaixe nessa chave ingrediente principal + tamanho adequado para diminuir a chance de errar.
  • Sabendo do gosto você precisa de uma recomendação. No mundo ideal nós teríamos um ótimo vendedor que entende do assunto e iria te aconselhar. Se esse mundo fosse perfeito mesmo ele te venderia uma seleção jóia de amostras — cinco pequenas frações em frascos iguais, tudo numa caixa bonita. Ela testa e compra o que mais gostou com um vale que você deixou pago, tão simpático. Uma excelente idéia pronta para ser copiada. Vem da loja Nose, de Paris
  • Leve ela para Paris! Ok, próxima dica.
  • Voltando ao mundo real: vai ter que pesquisar. O caminho mais objetivo é o site Fragrantica, que funciona como um acervo de resenhas em português (com menos material) ou inglês. Na página do perfume, logo antes da lista de resenhas, tem um quadro escrito “Este perfume me lembra do…” Ta-da! Não é toda vez que acerta mas é a melhor ferramenta de recomendação que eu conheço — aceito dicas nos comentários. E vá lendo sobre os recomendados, anotando o que parece mais promissor.
  • Com sua listinha na mão dê uma olhada no guia do 1 nariz para comprar e experimentar perfumes, que vai te ajudar a encarar a loja sem sofrer. Teste na sua pele checando o tamanho que o perfume toma, se parece com os que ela usa.
  • Se quiser mergulhar mesmo no assunto, ainda pode procurar resenhas dos perfumes dela, ler os comentários para ver se alguém indica um parecido, perguntar. Mas onde? Aqui, nos blogs de quem comenta aqui, nos blogs na coluna de links na página inicial do site. Se você for da velha guarda e quiser um livro, Perfumes: The Guide, de 2008, é uma coleção de resenhas feitas com autoridade, para consultar sempre. Falei dele aqui.
  • No fim das contas esse é o melhor jeito de conhecer perfumes novos, seja para presentear ou para você. Então não esquente se não der certo. Confie no seu nariz e boa sorte!
  • Eu não dou perfume de presente não. Nunca. Aprendi com a minha mãe, aliás. Bão, se ela fosse permulólatra, até arriscava. Mas cair no óbvio e dar um igual ao que ela já usa é sem gracinha demais. Prefiro surpreender com algo que ela possa trocar se não rolar. rs

    Ah, outro site que pode ajudar os corajosos é o http://www.scentmap.com

    • permulólatra = perfumólatra

      • casa de ferreiro, espeto de pau! surpreender com algo diferente de um perfume, você diz? eu sempre acho que é a hora de dar uma coisa mais cara que a sensatez dela permite comprar no dia a dia.

  • Minha mãe sempre usou Je Reviens, Dioríssimo e Fleur de Rocaille. Mas agora ela TAMBÉM cismou o Cuir de Russie. Te mato, Dênis…