Onde comprar perfumes em Berlim

Coluna da Vitória

Vista épica da Coluna da Vitória, em Berlim.

Está certo, mais cedo ou mais tarde todo mundo que ama perfumes vai parar em Paris. Mas resolvida a questão (fundamental) dos fundos, uma viagem é uma coisa que acontece e isso pode te levar para outros lugares — as milhas vão vencer e se pega a passagem disponível, um amigo mais solto vai morar no exterior e como mágica um sofá nunca foi tão confortável. Paris, assim como Clóvis Bornay enquanto vivo, não concorre mais. Então abra seus olhos para Berlim.

A cidade é barata para quem sai do Rio ou de São Paulo (ou para quem calculava Paris), tem calçadas largas, um monte de parques, se anda de bicicleta para todo lado. A oferta de perfumarias é muito menor que na capital francesa, não existe A Grande Loja de Perfumaria (aquela), mas isso não vai te impedir de se divertir às colheradas com essas dicas. Estou me concentrando em bairros que faziam parte da Berlim Oriental, Mitte e Prenzlauerberg, que é o que conheço.

Antes de ir talvez você queira encomendar amostras na First in Fragrance, que levam dez dias úteis para chegar. Agora sim, nas ruas, podemos começar pela Alexanderplatz, no Mitte, que funciona como ponto de referência desse lado. É lá que fica a Galeria Kaufhof. É uma loja de departamento, é aqui que você vai comprar uma mala extra para carregar as compras. Eu odeio lojas de departamento mas essa tem um tamanho manejável. Tem Serge Lutens e mais as grandes marcas (aquelas), com destaque para Jil Sander, Hugo Boss e Bruno Banani, que são alemãs. Ok, Bruno Banani é só para rir com o nome. Orfãos do Gucci Rush: comprei um lá. Da Guerlain só tem os lançamentos, para a linha completa veja na Galleries Lafayette, abaixo.

Galeria Kaufhof

Teto da Galeria Kaufhof, a torre de TV no fundo.

Ali perto fica a Breathe, que tem uma seleção pequena e bem esperta de perfumes de nicho: Escentric Molecules, Biehl, Nu_be, Ormonde Jayne, … Não deixe de testar o sensacional 100% Love, da marca S-Perfume (ou Shaping Room). Fotografe frutas vermelhas e uma barra de chocolate 90% cacau, entre no Photoshop e puxe a barra de contraste para a direita, puxe o ajuste de saturação para o mesmo lado. É isso. Super ácido e amargo, vermelho sangue e marrom escuro, nada doce — estranho da família usável, que é mais raro, e sensacional. Os vendedores são os donos e sabem de tudo que tem ali.

Seguindo a trilha dos nichos é fundamental passar na The Different Scent, que fica num porão numa rua quietinha — cuidado com a cabeça para entrar. Sim, a ventilação é deficiente mas vale a pena. Centenas de frascos para todo lado, de Annick Goutal até Xerjoff, passando por Lubin, Olfactive Studio, Eau d’Italie, Knize, Francis Kurkdjian, Penhaligon’s, Grossmith e várias outras. Aquele atendimento dos sonhos: pode mexer e testar tudo, se você pergunta ele responde. Tem uma bela seção destinada ao gentleman, com barbeadores, pote e pincel para creme de barbear e tudo mais. E também a Pasta Dentífrica Couto, portuguesíssima.

couto

Comme des Garçons tem uma loja pequena na cidade, próxima da Different Scent. As vezes não ficam todos os perfumes expostos, é só pedir.

Já nos altos de Prenzlauerberg está a MDC Cosmetics, que é pequenina mas tem umas marcas para complementar o que faltou: James Heeley, Aesop, Santa Maria Novella — e mais uma chance para a Pasta Couto. Para descansar tome uma cerveja na caixa d’água em frente, vendo a torre de TV e coma uma torta na Annablume. Agora voltamos ao Mitte mas do outro lado do rio, onde estão mais duas lojas de departamento. Se você tem pouco tempo é esta área que acumula mais marcas por metro quadrado e agiliza sua farra.

A mais legal é a seção do Quartier 206, um salão grande e bonito, cheio de balcões. A entrada é por uma das esquinas, no térreo. Vai encontrar L’Artisan Parfumeur, Fréderic Malle, Kilian, Diptyque, Roja Dove, Xerjoff e mais. Logo ao lado tem as Galeries Lafayette com as grandes marcas e mais Serge Lutens, Amouage, Comme des Garçons, Diptyque e os indispensáveis Guerlains. Quando chegar na loja procure o Alain, que fica circulando pela seção de perfumaria. Ele é cubano, fala português muito bem, entende do assunto e vai te encher de amostras. Aproveite!

  • (link para o mapa)
  • Galeria Kaufhof: Alexanderplatz 9, Mitte
  • Breathe: Rosa-Luxemburg-Straße 28, Mitte
  • The Different Scent: Krausnickstraße 12, Mitte
  • Comme des Garçons: Linienstraße 115, Mitte
  • MDC Cosmetics: Knaackstraße 26, Prenzlauerberg
  • Quartier 206: Friedrichstraße 71, Mitte
  • Galeries Lafayette: Friedrichstraße 76-78, Mitte

Tags

  • Delícia de post! Adorei o ‘tour virtual’ pelos recantos perfumados de Berlin! E adorei a alusão ao mítico e vistoso Clóvis Bornay!

    • haha O Mítico e Vistoso Pavão Misterioso na Terra de Ali Babá era o nome de uma das fantasias dele hahaha

  • Olívia

    Pois foi na Galeria Kaufthof que comprei o perfume Breath of Berlin, que adoro. Na forma da torre da Alexanderplatz… http://www.breathofberlin.de

    • So many perfumes, so little time! acredita que não conheci, Olívia? Espero voltar em breve para esclarecer esse assunto.

  • Sefa

    Lindo Post Dênis, minha irmã comprou na galeria Kaufthof também ! Eu trabalho com os Nacionais e Linhas da Avon, Natura entre outros… Sempre dou uma passadinha por aqui e me alegra ver as matérias e apreciadores como nós em seu blog ! Parabéns.
    Se puder deixar meu contato lhe agradeço : http://www.portaldarevenda.com.br/busca.php?pagina=1

  • Suzana

    Por que só agora é que eu estou lendo este post? Estive em Berlim tem um mês e fiquei no Park Inn, do LADO da Galeria Kaufhof. Ali eu me senti como pinto no lixo e eu “morri” quando fui na seção de perfumaria da KaDeWe. Se eu soubesse dessas lojinhas, teria feito “harakiri” de bolso e comprado varios….. enfim… fica pra um retorno (Berlim é tão maravilhosa que vai ter um retorno em breve, espero).

    • Suzana, as lojas são mesmo uma tentação, eu resisti bravamente, comprei só o essencial! Mesmo que não compre é um prazer imenso conversar com os donos apaixonados no assunto e conhecedores do que oferecem. Também não vejo a hora de voltar pra lá!

  • Andréa Emlinger

    Olá Dênis ! Gostaría de compartilhar uma dica ,de onde comprar perfumes mais baratos e de nicho em Munique na Alemanha. Pesquisando encontrei a Zentral Drogerie. Näo estranhe o nome !. Sempre vejo turistas fazendo compras na Douglas,Hela, Kaufhof ( a loja daqui näo vende perfumes de nicho ) Oberpollinger e Ludwig Beck tem perfumes de nicho , só que super caros . Comparando, comprei um Nuit de Cellophane na Zentral por 57 euros e na Oberpollinger custa 85 euros. Fica na Schillerstrasse 11, perto da Hauptbahnhof ( estacäo de trem central ). http://www.zentraldrogerie.com E-mail: info@zentraldrogerie.com
    Adoro seu Blog ! espero ter ajudado.

    • Andréa, obrigado pela dica! Eu sou bem ruim de compra em site internacional mas essa loja posso confirmar, que já usei: o preço é realmente muito bom e tem ótimo serviço.

  • Gaby

    Há também a exclusiva marca Frau Tonis Parfum (fica próximo ao Check Point Charlie), que além de fazer o perfume a sua maneira também dispõe de deliciosas fragrâncias prontas, que são basicamente identificadas por um número, eu adquiri a fragrância número 11 Si Tu Savais. Fui direto na fragrância que se chamava Berliner Summer, pra recordar o verão que passei ali, mas não curti muito. Essa que levei, por outro lado, era mais a minha cara, cheiro de amoras, suave, alegre e confortável ao mesmo tempo-uma fofura!
    Link do Perfume:http://www.frau-tonis-parfum.com/shop/en/Eau-de-Parfum/11-Si-tu-Savais.html

    • Gaby, conheci a marca, é mesmo legal como suvenir da cidade. Lembro de algum com tília, que na minha viagem virou o cheiro da cidade, com todas as árvores em flor ao mesmo tempo.

      Obrigado pela lembrança