Guerlain, Chandler Burr e a criação para o Brasil: documentário sobre perfumes da BBC

Documentário mostra bastidores da saída de Jean Paul Guerlain, a formação de um perfumista e destaca o Brasil

thierry wasser guerlain_peq

Para quem quer dar um tempo de ler sobre perfume e passar a ver sobre perfumes, a BBC lançou nos idos de 2008 um documentário em três episódios sobre o assunto. Cada parte tem mais ou menos uma hora de duração e cobre bastante desse universo, da criação propriamente dita ao futuro do mercado — o Brasil e suas peculiaridades aparece com destaque no último deles.

Parte 1

O primeiro episódio mostra a entrada de Thierry Wasser, o primeiro fora da família Guerlain a ser o perfumista residente da casa francesa (e a saída conturbada de M. Guerlain). Chandler Burr aparece borrifando perfume até nos joelhos e também vemos o lançamento de Loud, fragrância de Tommy Hilfiger.

(para quem assina a lista de e-mails este é o link da parte 1)

Parte 2

A segunda parte foca no perfumista, sua formação e a criação em si. Christopher Brosius, perfumista da marca CB I Hate Perfume, de Nova Iorque, sai em uma expedição para cheirar livros antigos e cabeça de boneca. Ele está desenvolvendo um perfume baseado numa Inglaterra antiga para um cliente. Acompanhamos um grupo de perfumistas em formação na escola da Givaudan, e também Jean-Claude Ellena, perfumista residente da Hermès.

(link da parte 2)

Parte 3

Aqui aparece o Brasil. Grupos de pesquisa para testar a fragrância do novo Axe, testes de sabão em pó e o cheiro do Aston Martin. Este episódio foca no Brasil, suas características locais de consumo e importância no futuro das grandes marcas. E o país ainda não era o maior mercado de perfumaria do mundo.

(link da parte 3)

  • Adriana Reis Andrade

    Isso tudo é tão fascinante ♡.♡