Recomende um perfume: nada doce, nada grande

Com dificuldade para escolher? -- Centro de distribuição da Amazon

Com dificuldade para escolher? — Centro de distribuição da Amazon

Chegou aquela época do mês que a gente recomenda um perfume para o leitor. São tantos os lançamentos, tantas as marcas em todas as faixas de preço que é difícil achar alguma coisa para resolver aquele desejo. Essa leitora apareceu pelo Instagram (instagram.com/1nariz), ela é psicanalista e disse que sempre procurou usar algo “que não fosse muito marcante porque

fico próxima as pessoas e acho que essa neutralidade é boa, uma forma de respeito. Sempre gostei mais dos perfumes masculinos porque são menos doces. Também me incomodam as interferências de desodorantes, cremes, shampoos e perfumes. Amo a idéia de que seja uma  fragrância só para os vários itens. E acho bom usar colônia de corpo todo, evitando a mistureba.

Queria, então, pedir socorro! Sugestão de perfume nada doce! Quase salgado! Sabe que até os drinks prefiro os salgados tipo Bloody Mary, Bullshot e vinhos bem secos.

Falou em salgado eu já penso na hora em Sel de Vétiver, que falei outro dia, é salgadinho e com difusão moderada. E recomendei os vetiver em geral, uma das melhores saídas para um homem perfumado: Vétiver Cologne de Annick Goutal, mais cítrico e solar, Vétiver Guerlain é uma alternativa mais elegante, tem grande difusão mas se usado só na pele, embaixo da roupa, funciona para o que a leitora pede. Voltando para o salgado tem o Sel Marin, de James Heeley, que fala de mar mas no caminho do sal e do iodo, não no aquático dado pelo sintético chamado calone — pense no L’Eau d’Issey.

E pensei em cítrico como Cologne Mugler, com um conforto sexy de almíscar, ou na dupla cítrico/amargo das colônias mais clássicas, como Chanel Pour Monsieur e Eau d’Orange Verte (Hermès), cítricas de encher a boca d’água e com um fundo amargo de musgo de carvalho.

Quanto a mistura de cheiros de perfume, cremes e tal eu não soube responder na hora. Mas checando um dos meus blogs favoritos, o excelente Bois de Jasmin, de Victoria Frolova, revi esta dica de perfumar um creme com sua fragrância favorita. Ela chega a sugerir que teste com vários cremes, prepare uma porção grande para uma semana, esterilize o frasco para não estragar… mas eu gostei mesmo é do jeito mais simples: um pouco de creme sem perfume na mão, alguns espirros do perfume favorito, misturar bem e aplicar. Para mais detalhes leia o post em inglês no site. Das marcas de creme sem perfume que já vi na farmácia ela recomenda Eucerin e Bioderma. Não sei o que mais está disponível mas parece tão simples, porque não testar?

E você? Dentro do pedido que ela fez — um perfume não doce, talvez masculino, que não seja invasivo do outro –, quais suas recomendações para a leitora? Participe nos comentários.

Como participar: para receber recomendações minhas e dos leitores do 1 nariz, me escreva no e-mail denispagani @ gmail.com. Conte o que você gosta e não gosta numa fragrância, quais seus perfumes favoritos e quanto pretende gastar. Isso ajuda a receber sugestões mais próximas do seu gosto

  • Raquel

    Eu recomendaria o Infusion D’Iris, de Prada, e EDP. Simples, discreto, capaz de atender a exigência de uma pessoa sensível assim. O hidrante sem perfume muito recomendado é o Cetaphil, da Galderma.
    Abraços

    • obrigado a dica do hidratante, vou fazer um round na farmácia para sentir o que tem e volto para reportar.

  • Ciça

    Oi Dênis, algumas marcas tem o creme de corpo da fragrância preferida do fregues. entre elas : Byredo, Annick Goutal, Dior e outras tantas que não me lembro agora, mas posso pesquisar. Outras tem um creme neutro e nós colocamos o perfume escolhido dentro. Funciona bem e as roupas ficam super cheirosas.

    • Pensei nesses cremes já perfumados, Ciça, mas tem o chato de ficar preso num perfume só. Esse outro que se coloca o perfume me parece mais legal. vc já testou?

      • Ciça

        Sim. Faço muito isso Dênis. Compro o creme neutro (a Bodyshop tem um que se compra a granel, em embalagens práticas que vc tempera o quanto quer mas pode ser até o universal da merck) coloco o os meus cheiros nele. Como praticamente só uso rosas, das antigas às modernas, troco toda semana de marca e tempero a quantidade certa do creme para o corpo com o perfume da semana. bjs

  • nina horta

    Ah, Denis, se eu fosse psicanalista passaria os dias cafundindo a cabeça dos meus pacientes, ora com um perfume beeem cafajeste, ora sinistramente sério, acabando com as transferências do analisando. Apaixonado um dia, desgostoso no outro, alienado, como nunca pensei nisso antes? Bom para fundir a cuca do analista, também.

    • ahahaha, gostei dessa história, Nina, é um Vestida Para Matar transparente, Michael Caine abrindo o armário do escritório para sacar um Fracas assassino de projeções.

  • La Pausa, da Chanel.

  • Colando comentários que apareceram no Facebook:

    Thiago Santana Cef
    Narciso rodriguez. Tem ser perf importante. Q passe respeito. O egoist chanel. Também

    Fabio Augusto Souza Lima
    Só consigo pensar nesse: http://www.fragrantica.com/perfume/Escentric-Molecules/Molecule-01-845.html – Molecule 01 Escentric Molecules

    Lucrisvitgab Bertotti de Abreu
    Voyage d’Hermes

    Matheus Ferri
    Infusion d’ iris- Prada

    Enzo Francescoli
    DZING! eu acho que esse seria perfeito pra ocasião! discreto, elegante, e pelo ou menos em mim, o couro tira toda a doçura do perfume! como o amigo acima disse, acredito que o Voyage seria uma boa indicação.

    Suely Sousa
    Baiser Volé edt, perfume nada doce, é elegante, fixa bem e tem baixa projeção. O Infusion D’iris tb é uma ótima indicação e segue a linha do cartier.

    Rafa Osterberg
    Womanity, Un Jardin En Mediterranee.

    Cassiano Silva
    Ela precisa de algo no estilo Eau de Cartier, que emprega requinte e não incomoda.

    Agno Monte
    Pode ser o Bvlgari Pour Homme também…

  • NATHALIA

    Com certeza uma boa opção seria Armani She…nada invasivo e muitos profissionais da saúde opam por ele…

  • Eau de Cartier Concentrée
    Un Jardin en Méditerranée
    Kelly Calèche EDT
    Baiser Volé
    Infusion D´Iris

    • Infusion d’iris acho que é bem o espírito, e o chá de homem ou Infusion d’homme, que acho desnecessário, tbm.

  • Shendel

    Outro voto para o hidratante Cetaphil!
    Recomendo o perfume Cristalle da Chanel. Não é salgado, mas verde e frio. O La Pausa também é delicioso, mas dura menos de uma hora na pele, é ridículo! Estou ficando muito irritada com essas fragrâncias da Chanel que não duram nada na pele, como o La Pausa e meu querido Sycomore.

    • da Cetaphil eu conheço o sabonete líquido pro rosto, que é muito bom mas caríssimo, não é? Cristalle eu sou muito fã, lindo e austero.

  • Careimi

    Vou palpitar outros para que ela possa curiosar nas farmácias e perfumarias:
    Noa (Cacharel)
    Acqua Colognia Rhubarb & Clary Sage (4711)
    Fleur d’Osmanthus (Roger & Gallet)
    Eau Perfumée au The Vert (Bvlgari)
    Un Jardin Aprés la Mousson (Hermés)
    La nuit de L’Homme (YSL)

  • Mariana

    Vou recomendar o Infusion D’Iris EDP, Prada. É o perfume que eu uso justamente por não gostar nem um pouco de perfumes doces, por ser confortável e não invadir o olfato alheio.
    (Dênis, adoro suas resenhas e fico com vontade de sair correndo e ir experimentar todos os perfumes!)

    • Mariana! Eu lembro de ter testado o Iris num tempo distante e ter achado meio… meh. sabe? eu implico um pouco com essa linha da Prada. deles gosto do Candy, que nao tem nada a ver com a proposta aqui.

      • Parfemme Fatale

        Tambem existe muita diferença entre Prada Infusion D’Iris EDP a EDT… eu mesma gosto bem mais EDT…

  • Daniel Hisamura

    Denis, pensei no L’Occitane Verbena, por ser citrico, nada doce e ter uma linha de produtos grande, com shampoo, condicionador, sabonete, gel de banho e outros. Lembrei do Chanel 19 com três variações, gel de banho e loção corporal, que você poderia resenhar (por favor ) pois penso em comprar ele.

    • Daniel, acho o no.19 fantástico, ao mesmo tempo que é floral e verde é também totalmente sério, adulto, talvez até um pouco mau, nada a ver com perfumes fofinhos que fazem vc querer abraçar quem usa. Então compre compre compre. Vou rastrear uma amostra dele e resenho assim que conseguir. É um clássico. Acho que vale a pena comparar as versões EDT e EDP lado a lado para ver o que te agrada mais.

  • Daniel Hisamura

    Então Dênis ai a situação complica, achei para provar só o Poudre, durou três horas ou eu não percebi mais, um cheiro meio estranho, não sei se gosto. O EDT e o EDP não tinham tester, uma pena. Conhece o Cristalle Vert ?

    • O Poudré é bem diferente dos outros, muito mais talcado. Conheço o Vert mas não gosto, o tradicional é melhor. No caso dos clássicos o melhor é sempre ir atrás das versões originais, como foram pensadas pelo perfumista que criou. Não sei, eu não consigo comprar perfume e roupa sem provar antes, mas esse sou eu.

  • Daniel Hisamura

    O Cristalle Vert eu também não gostei. O Chanel n 19 tornou-se inviável, por não poder experimentar. Para participar do Recomende um perfume basta te enviar um E-mail ?

    • Isso, só me escrever, Daniel. Um jeito de resolver a prova é procurar pessoas que tenham o 19 e propor uma troca de amostras, as pessoas que curtem o assunto costumam ser muito generosas.

  • Pingback: Outro jeitos de usar perfume | 1 nariz | blog sobre perfumes e resenhas()

  • Ana Paula Gatti

    Oi, eu usava o Polo Sport Woman, saiu de linha fiquei órfã, vc indica algum semelhante?

    • Ana, não conheci o Polo Sport, não consigo te ajudar.

      • Ana Paula Gatti

        Que pena! Ontem conheci o tal Hermés gostei, não sei o nome ao certo, sei que é o tal jardim, kkk!!

  • Ana Paula Gatti
  • viviane galvao

    Olá resenha do baiser volé toilette Dênis. bjs