Perfumes para o inverno 2013

Meus perfumes deste inverno. A amostra é Ambre Sultan, Serge Lutens.

Meus perfumes deste inverno. A amostra é Ambre Sultan, Serge Lutens.

Estamos a cinco semanas do início da primavera: ou se faz um apanhado agora ou o tempo começa a esquentar e vira assunto velho. O inverno e o outono são minhas estações favoritas para usar perfume — a umidade está sob controle e não sufoca, a temperatura permite âmbares opulentos, couros envolventes e indulgência de baunilha. Estes são meus favoritos deste inverno, sem ordem específica de preferência. O que você tem usado?

Bvlgari Black

Recomprei essa delícia há duas semanas — o meu anterior tinha fritado na luz da prateleira do banheiro, contei a história aqui. Baunilha na sua versão urbana, com uma nota verde-amarga que segura a doçura e não deixa dar cárie. Junto com um acorde chá defumado (lapsang souchong) o resultado é cheiro de borracha, como câmara de pneu novinha. A melhor definição possível é de Denyse Beaulieu: Shalimar, a clássica baunilha da Guerlain, para replicantes. Bela difusão e tenacidade.

Cuir de Russie, Chanel Les Exclusifs

Brilhante, grandioso, saída rica em flores, cheio de íris, mais umas faíscas de aldeídos abrindo caminho para o couro macio e bem trabalhado. Luva de pelica ou banco de trás do Bentley do padrasto, segundo a boa imagem de Luca Turin, esta é hora de aproveitar o couro mais luxuoso da praça que ele não gosta de umidade.

Ambre Sultan, Serge Lutens

Uma combinação de resinas vegetais (e tem uma curvinha que me lembra cravo, bem pouco, não sei se é ilusão olfativa) para um abraço dourado profundo, carinhoso, lembrando baunilha ao longe. Estou usando uma amostra, dividido entre usar tudo de uma vez para ser muito feliz por um dia ou de pouco para fazer render. Se alguém tem dica de um âmbar delícia aí nesse mercadão de Meu Deus, favor contribuir, criança doente.

Incense Avignon, Comme des Garçons

Mirra e âmbar, a mirra com seu lado cítrico, agudo e canforado, mesclada ao calor resinoso do âmbar. O incenso aqui é central e poderoso, uso no verão pelo cítrico arriscando um efeito de-jaqueta-na-praia, no inverno pelo âmbar. Linda criação de Bertrand Duchaufour.

Après L’Ondée, Guerlain

Clássico de 1906 da Guerlain, com íris e violeta, esta última oscila entre o floral e um cheiro de amêndoas. A idéia aqui é mais contra-atacar com um pouco de cor — cinza roxo pálido — e luz nos dias de cinza mais terrível. É de baixo volume mas grande fixação, perfume para si.

 

Tags

  • Marco

    eu sou fiel ao chanel egoïste (original, não o platinum) no inverno. acho que tem um calor de cravo, canela e algo de mogno que me deixa quentinho, sem grande opulência. me traz o mesmo prazer que meias novas num dia bem frio, ou aquele casaco preto que te protege. a impressão que ele me dá é de “cálido”: não muito quente, uma camada fina de conforto térmico que depois de algumas horas me faz sentir um cheiro de rosa, uma rosa masculina, muito tênue.

    mas andei traindo ele neste inverno com uma colônia prosaica e deliciosa: bloody orange and basil da 4711. pra dias mais comuns, de escritório. ele prolonga uma sensação de banho e traz lembrança de uma boa sombra em dias de muito sol. transpiro relativamente pouco (isso vai soar grosseiro) mas ele parece que se expande com isso, projeta o cítrico. por isso, não sei se continuo com ele no verão.

    • Que ótima sua descrição, aos poucos a gente vai encontrando a modulação de calor que faz a gente confortável em todos os climas. gostei dessa rosa no final, estou procurando uma para mim, se tiver uma dica pode mandar que é bem vinda.

  • Ciça

    Oi Dênis. como sempre tenho adorado todos os posts. O de hoje em especial pois vc fala de um dos meus grandes perfumes de inverno: Amber Sultan. O outro tb do Lutens é o fleur d’oranger. Concordo com a descrição que vc fez do Amber. Quero dizer-lhe que o inverno esta acabando, usei meu amber com parcimônia até vc chegar. A partir dai abusei e o conteudo do meu frasco está com dias (poucos) contados. hehehe. Prometo te dar um boa porção do meu que deve estar em suas mãos. Beijos querido.

    • Ciça

      Quis dizer AMBRE e não amber Acabei de usá-lo e, realmente tem algo de cravo no começo depois vai desaparecendo. bjs
      .

      • Ciça, me lembro de vc toda vez que uso, pois foi quem me apresentou. E mais uma esquina com Mme Deneuve: acabo de ler que é o perfume dela para o outono! aliás, vou te mandar este texto.

        seu frasquinho está aqui — mas tanto fiz que comprei um para mim! um beijo e até já!

  • Dante21

    Carbone de Balmain, DHI, Arpege Lanvin, Myrrhe Ardente e LIDG foram os mais usados por aqui nesse inverno.
    O Five O’Clock Au Gingembre e o Insensé vou deixar pra primavera. Estou guardando ansioso pra usá-los.
    Abração Dênis.

    • Insensé! mas é o Ultramarine ou o outro? só conheço o ultramarine, curioso pelo tradicional. E esse Myrrhe Ardente, rola uma amostra? Vamos combinar?

      • Dante21

        O Insensé é o tradicional. Só estou tentando descobrir ainda, se é o vintage ou o reformulado (te mando amostra também).
        Vamos combinar sim, deixa eu te mandar um e-mail, me passa o contato por favor Dênis. Abraço.

  • Pensa numa pessoa que esperou tanto o inverno, que deus castigou. Peguei uma gripe do cão e não consegui usar nada este ano. Agora o frio e a gripe foram embora e lá vamos nós usar florais luminosos. Que dó! Que dó!

    • haha, sacanagem! e sempre tem aquela lista esperando o frio entrar para serem usados… agora é a minha vez, to alérgico até dizer… atchim!