Vintage: Scandal extrait (Lanvin)

1960

Scandal foi criado em 1931 e descontinuado nos anos 70. É dos poucos perfumes elogiados nominalmente pelo lendário Edmond Roudnitska (Eau Sauvage, Diorissimo, Diorella, entre muitos), que o considerava uma das obras primas do século XX. Se é bom para ele, é bom para mim. A caixa que comprei veio anotada em caligrafia redonda: Em 9-10-1967. Um presente que não agradou? Lembrança de viagem? Não encontrei a informação antes da compra mas fica o registro: nos anos 60 Roudnitska já  reclamava de uma reformulação criminosa de Scandal.

A nota de saída é um floral bastante radiante e bonita, sobre a base escura, amarga , talcada, com um traço animálico parecido com xixi — uma lembrança de um couro bem tratado, mais perto de luva que de bota. Tudo morno, nem muito cheiroso nem muito fedido. Na pele a coisa vai de 100 a 0km/h em um par de horas, some o floral, as notas de fundo são curtas, sem profundidade, pouco tempo e pouco corpo para um extrait. Não sei se a reformulação, a longa estrada de 45 anos, ou dois, no fim o resultado é frustrante.

Scandal extrait, Lanvin (1967).
R$150,00

No Mercadolivre e lojas de segunda mão. Boa sorte!

  • henri345que

    Não é um perfume fácil mesmo. Mas vc tem ouro em mãos, esse perfume vale muito.; Os extratos da Lanvin são mesmo animálicos, Eu tenho 4 deles, esse é um dos mais, junto com o rumeur. Mas gosto do aroma animálico deles – não é fecal, lembra cheiro de pele, ser vivo. Acho bem interessante. Pena que o meu não é grande como o seu =/

    • Henrique, a duração é muito pequena na pele, por isso me pareceu “estragado”. Pode ser falta de referência do perfume, talvez minha idéia estivesse muito em outro lugar, por isso a estranheza. Como vc descreveria o seu?

  • Será que oxidou? Que foi adulterado na embalagem? Que sofreu demais nesses 45 anos? Ai, quanta curiosidade, se esse frasco falasse! Curioso é que ele é um extrait, devia ter uma fixação grande, mesmo tendo passado por tantas coisas. Me apresenta?

    • Dênis Pagani

      eu to apostando na oxidação, ele tá meio “achatado” nas notas de saída que me parece ser esperado. o definitivo me parece a duração pequenina demais. te apresento, claro, chegando em casa marcamos!

  • Ali Hassan Ayache

    Comprei o Scandal em um leilão, o líquido do meu parece ser mais claro que o da foto, pode ser apenas reflexo da luz . O meu está lacrado, nem tive coragem de abrir.

    • Como assim — nem teve coragem de abrir? Vamos logo picotar abrir esse vidro e resolver o assunto, haha! Depois conta como ele está. Vou até pegar o meu na geladeira…