Para falar de perfume a gente recorre o tempo todo a palavras de outros sentidos. Pensar em cheiro é pensar em texturas, cenas, sensações. O paladar aparece o tempo todo, até porque tem uma coincidência de ingredientes: os temperos todos, as especiarias, frutas, e os chamados perfumes gourmands — perfumes que atiçam o desejo numa intenção de sobremesa. Na melhor hipótese são deliciosos de fazer salivar, na pior, pesados para um estômago de avestruz, agradável como comer uma leva inteira de bolinhos de chuva.
Com o tempo fui desenvolvendo a teoria que o que torna alguns perfumes insuportáveis costuma ser mais floral que só doce, sendo floral e doce a pior combinação possível. O floral parece mais volátil, etéreo, que pula na cara e ocupa todo o cérebro como uma dúzia de rosas enfiadas na cavidade nasal. Veja Pink Sugar, um algodão doce sabor morango — extra doce e ótimo.
Ultimamente a bancada aqui de casa, numa coincidência, tem sido de perfumes untuosos, cremes amanteigados, fofos e ricos. Na mesa ou no perfume o creme ideal é com pouco açúcar, faz sua mágica como um torresminho mítico, derretendo na boca e envolvendo a língua, aquela textura dos céus. O primeiro foi Hypnotic Poison, que colocou a barra bem alta. É o mais untuoso de todos que passaram, como um chantilly pecaminoso, com um ponto de baunilha e dois de amêndoa. Aqui do meu lado está L’Instant de Guerlain na versão Eau de Parfum, que é, mais ou menos, creme com uma gardênia por cima.
Mas minha sobremesa olfativa favorita é outra. Por sorte de ter uma vizinha colecionista (perfumes, pequenos animais) e generosa, que atende aqui, também está do meu lado Guerlain L’Heure Bleue. Graças as maravilhas da perfumaria é um torta de amêndoa virtual, você pode sentir a massinha crocante, o creme, o leve açúcar polvilhado, as lascas de amêndoas. Sobremesa no melhor estilo e como o melhor dos elogios, falsamente simples e totalmente deliciosa do começo ao fim.
Para ter outras visões sobre esse tema, visite os blogs:
Le Monde est Beau | Perfumes Bighouse | Estante Perfumada | Village Beauté | Templo dos Perfumes
Pimenta Vanilla | Perfumart | Vanessíssima | Parfums et Poesie | A Louca dos Perfumes