Com a vontade de trazer produtos legais para o Brasil, Cristiane Villar e Evanete Santos fundaram a Cosmopolitan, um misto de e-commerce e distribuidora com foco no que chamam perfumaria confidencial. Elas evitam o termo perfumaria de nicho por entender (corretamente) que isso comunica pouco para o consumidor.
“Nosso país é extremamente burocrático, todo o processo de importação e legalização é caro e exaustivo. A idéia da Cosmo surgiu em 2011. No princípio a seleção de marcas foi por quem tinha energia para enfrentar isso. A partir daí escolhemos perfis que tinham a ver com o mercado brasileiro”, conta Cristiane Villar, uma das fundadoras. “Viramos referência em importação para cá: indicamos o laboratório para fazer os testes, explicamos os documentos, que o rótulo tem que ter validade,” ela diz.
Até o segundo semestre serão 16 marcas como Comptoir Sud Pacifique, Molinard, Frapin, Les Parfums de Rosine e Arty Fragrance, da historiadora de perfumes e referência fundamental para quem quer estudar o assunto, Élisabeth de Feydeau.
A Cosmopolitan inaugura com um showroom em Brasília e uma loja virtual prevista para o segundo semestre. “Precisamos desenvolver um mercado. Começamos por Brasília que é a nossa casa, que é onde a gente entende. Sem dúvida vamos expandir para o Brasil — mas no tempo certo, com os parceiros certos”, conta Evanete Santos, parceira de Cristiane na empreitada.
Não vai existir venda de amostras por dificuldades legais. “Tudo o que o consumidor leva tem que ser rastreável, com um número de lote. Não é possível fazer amostra na hora porque teria que ser preparada num ambiente controlado, quase um laboratório,” diz Evanete. “E mesmo as amostras fornecidas gratuitamente pelas marcas são tributadas na importação.” Os preços ficarão entre R$755 e R$1459.
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