O melhor perfume nacional | Resenha de Natura Ekos Alma

Tem um certo esnobismo entre os meus amigos com perfumes nacionais. Aí, desde o fim de 2019, tenho provocado eles assim. Pego o Natura Ekos Alma, borrifo liberalmente (em geral sou mais contido) e quando vem a pergunta, o elogio, o comentário, digo “é o novo da Natura” — só para ver a cara de espanto. 

É uma delícia ver a marca mostrando seus dentinhos criativos, de qualidade e criando algo cheio de identidade. Ekos Alma é o melhor perfume nacional. Olfativamente ele é filhote dos perfumes bêbados, que lembram destilado envelhecido em madeira, como cachaça, rum e whisky. 

Está lá um nada de ameixa seca, de caramelo e de tabaco, característicos das bebidas. Mais um fiozinho de fumaça para trazer um mistério. É um ideal que já foi explorado por todos os lados, especialmente nos masculinos — o caçador exausto no seu chalé de madeira, ele se serve de whisky, senta na poltrona de couro de frente para a lareira e procura a caixinha de tabaco na mesa ao lado. Que o perfume vai ser vendido para um homem flácido, que passeia no shopping de fim de semana, tem medo de lagartixa e não sabe segurar uma faca de cozinha, bem, isso nós vamos deixar de lado. 

Além deles, as mulheres que buscam perfumes com envolvência, curtem amadeirados, orientais e não estão procurando flores ou doçura, vão se encontrar.

Quem entrega essas qualidades de perfume bêbado são as madeiras e as resinas. Pode resultar num perfume super denso, balsâmico, que veste como um casacão de inverno e fica impraticável no dia quente ou úmido. Não é o caso aqui porque Ekos Alma está numa esquina difícil de chegar, entre seco e balsâmico. Eu me encontro de verdade nos quentes e profundos, que não consigo usar no calor. Tenho sacado Ekos Alma neste verão meio mequetrefe e sido bem feliz. 

A grande qualidade do perfume é juntar versatilidade de uso e ter complexidade para te manter envolvido do começo ao fim — as vezes eles querem ser tudo para todo mundo, ficam sem ponto de vista e te matam de tédio em duas horas. 

Se essa escola de perfume bêbado faz seu estilo já não precisa mais buscar só nos importados. Se é meio esnobe com a perfumaria nacional, como meus amigos, vale demais uma passada na loja para desmontar umas idéias. Não se deixe abalar pela tampa, que fica quase solta e encaixa mal no frasco, e não está a altura da qualidade da fragrância.

Foto de raquel raclette no Unsplash.