Lavanda é cheiro de limpo e de conforto.

Lavanda no Brasil é o cheiro do recém-banhado, do limpo, do puro. Um lado dessa régua vai para uma fofura infantil e feminina nos perfumes nacionais — lavandas adocicadas, polvorosas, ricas em baunilha e fava tonka; o outro é das lavandas mentoladas, que lembram pinho. É um caminho mais complicado por aqui, as vezes parecem produtos de limpeza.

A associação vem desde os romanos, que usavam a planta para perfumar seus banhos, limpando corpo e do espírito, e também as roupas lavadas. Lavanda vem do latim lavare: lavar.

No Brasil sei de plantações em Cunha/SP (obrigado pela dica, Rachel!) A francesa vem do sul do país, a provença, e tava tudo em casa quando começou a emprestar seus perfumes pra disfarçar o cheiro terrível do couro curtido na mesma região. Nesse momento o fabricante de luvas e o perfumista eram a mesma pessoa, muito preocupada com o acabamento olfativo, digamos, do seu produto.

Na Europa a lavanda é um perfume masculino, identificado com o gentleman inglês e todos os seus aparatos: pós barba, brilhantina a colônia. No Brasil a lavanda mudou da prateleira masculina para a feminina — na minha casa, chegou a ocupar as duas: English Lavender do lado do pai, Johnson’s Baby do lado da mãe.

O lendário Rastro, Thaty, Seiva de Alfazema, Lavanda Johnson’s. Quais você usou? Quero fazer um apanhado das favoritas do público — coloque as suas nos comentários.

  • Priscila

    Lavanda e Algodão da Mahogany é um achadinho, viu? Confortável e compartilhável como só a lavanda sabe ser…
    Sobre plantações, em Gramado-RS tem um campo de lavandas chamado Le Jardin, com visitas e lojinha. Comprei umas coisinhas bem fofas, o óleo mesmo valeu a pena.

    • Mahogany anotado! É uma marca que sempre citam, vou botar reparo. Tinham puxado minha orelha sobre esse campo em Gramado, é verdade, esqueci de citar. Obrigado pelo lembrete

  • Eduardo Lima

    O artigo mais esperado: lavanda.
    Decidi abandonar a coleção de alguns anos e partir pra um elenco pequeno de lavandas, críticos e colônias, mas como o assunto aqui é a lavanda, vamos lá pra minhas preferidas.
    1- lavanda da l’erbolario- acqua de profundo
    2- lavanda Roger gallet
    3- lavanda woods of windsor
    4- lavanda Mauá, nacional e de longe o melhor perfume daqui, talvez marca maior de toda minha família. O perfume ganhou um prêmio americano e aproveitou pra lançar a versão EDP. Namolhe de lado por ser vendido em algumas farmácias: teste!
    5-alfazema garrao- considero tão natural e segundo informação da dona, leva sim óleo essencial de fora, numa proporção mantida em segredo até hoje. Fácil de encontrar no Rio
    6- lavanda de provence da la façon. Excelente fixação.
    7- lavanda inglesa formulado na loja de essências mais antiga do centro de Recife! Foi uma febre nos anos 80/90.
    8- lavanda e lima da nativa spa. Acho quentão é lima, mas algo do tipo,cheiro bom, de banho e ótimo custo beneficio.
    9- lavanda johnson
    10- lavanda natural de uma loja de produtos naturais em Praga. Excepcional! Ah, eles vendem tb o óleo essencial, tudo de melhor qualidade. Quem estiver por aquelas bandas, pode se abastecer.
    11- lavanda da Bronnley- a melhor das inglesas!Pena só conseguir qdo encomendo( atenção, quem trouxer na mala, cuidado, pois podem evaporar. Aconteceu comigo! )

    Abraço e aqui curioso para pegar outras dicas,para colocar na coleção.
    Dênis, vc sempre preciso e alegrando os bons apreciadores dos perfumes.
    Abraço

  • Eduardo Lima

    Como a ideia é trocar informação aos que gostam desse trípode perfume, vou colocar outras que esqueci, mas que tb já fizeram ou fazem parte do que tive:
    – lavanda da l’Occitane, a anterior a esta que está no mercado, que por sua vez tb é muito boa, mas carrega algo meio medicinal no final , um tanto quente para dias quentes.
    – lavanda inglesa da Alfaroma
    -lavanda inglesa de Atiksons , hj não mais comercializada( quem souber onde encontrar, pfv, informe)
    – lavanda inglesa da antiga Drops of joy, marca que veio à falência há uns 2 anos. Terminei encontrando uma perdida numa loja aqui do Rio
    – lavanda da fragronard- meio suja no final, mas excelente qualidade
    – lavanda da companhia da terra;
    Abraço a todos

    • A English Lavender estou com vontade de caçar por aí, pra matar a saudade. Obrigado pelas dicas!

  • Diana Alcantara

    Thaty, Boticário
    Pretty Blue e Petit, Avon
    Lavanda Johnson’s
    Seiva de Alfazema,
    Alfazema Provençal, Phebo
    Lavande, Molinard
    Colônia Mauá
    Amo lavanda! Nada trás mais sensação de conforto, limpeza e ternura!

    • Eduardo

      Li sua resenha sobre a lavandas e nela vc elegia a Molinard como a melhor! Um dia consigo pra coleção!

    • Ternura é a palavra, Diana!

  • Marie

    Criei problema com lavanda depois que virei um vidro cheinho daquela colônia de lavanda da Avon no meu colchão, quando era criança. Minha mãe ficou ó, numa felicidade…

    Depois eu usei o Thaty, d’O Boticário, mas por causa do acidente mencionado eu enjoo fácil de lavanda como perfume. Acabou que de vez em quando eu borrifo o Thaty que eu ainda tenho no lençol limpo, depois de trocar a roupa de cama, mais do que eu uso.

    • hahaha! perfume espirrado é terrível.
      Sabe que uma leitora me falou que a mãe dela usava Seiva de Alfazema para perfumar a casa? Diluía em água e aplicava com um pano no piso. Gostei da seu uso do Thaty tbm.

      • Karla Milward

        A minha mãe colocava Alfazema Garrão na caixa do chuveiro (aqueeela caixa antiga pequena de amianto que aquecia a água antes de descer pro chuveiro). O banho ficava delicioso.

  • Patrícia cwb

    Várias pessoas lembrando do Thaty d´O Boticário… mas e a Lavanda Pop? Na minha opinião era até mais gostosa. A linha de lavanda da L´Occitane também é maravilhosa. O pillow mist então… Lavanda tem muitas propriedades, dentre elas induzir e acalmar o sono… Uma boa dica e barata é borrifar Lavanda Johnson´s nos travesseiros à noite. Reconfortante!

    • Comprei óleo essencial de lavanda pra usar na cama! Vamos ver se me dá uma martelada na cabeça e acaba com a ansiedade.

      • Lisiê Joaquim

        Olá Denis, gostei muito do seu trabalho. Achei muito divertida e prazerosa a forma como você descreve os aromas e os perfumes.
        Sobre o óleo essencial de lavanda, você gostaria de conhecer mais sobre outros óleos essenciais para a ansiedade? Minha intenção não é fazer auto-propaganda, busquei seu site para ler sobre perfumaria pois sou fitoaromaterapeuta, farmacêutica e bioquímica. Ficaria super feliz em lhe atender. aromas.lisi@gmail.com http://www.fitoaromaterapia.com.br

        • Lisiê, obrigado pela disposição. Eu comprei alguns óleos essenciais com essa função e tenho me divertido com eles por enquanto. Tenho borrifado no banho, usado em difusor. Não sei se está funcionando mas estou me divertindo.

          • Lisiê S D Joaquim

            Que Jóia! Você provavelmente terá muita facilidade em desenvolver perfumes utilizando óleos essenciais. A perfumaria natural é muito simples, basta água, álcool de cereais e óleos essenciais. Depois, é só diversão. 😀 Parabéns pelo seu trabalho! Adorei.

          • obrigado, lisiê! quero me aventurar a misturar algumas coisas. já fiz um — apenas um — spray de ambiente, com vetiver e outras coisas. mas sinceramente, o cheiro é só de vetiver.

          • Lisiê S D Joaquim

            Os óleos essenciais são mesmo muito concentrados. Como fossem perfumes 100% – perfumes da natureza <3 – e por exemplo, o óleo essencial de grapefruit, mesmo colocando 1 gota em 500mL é possível ainda identificar o cheiro se sobrepondo às outras notas olfativas.

  • Anig D. V.

    Gosto de perfumes de todos os tipos e formas, mas as lavandas… Lavandas são o amor da minha vida! Para mim, a busca pela Lavanda perfeita nunca termina. Gosto de várias, algumas já citadas aqui. Mas às vezes acho que acaba faltando alguma coisa nelas: ou fixam pouco ou alguma coisa em suas composições me faz achar que ali não está uma lavanda legítima. Qual seria a real definição de lavanda? Até que ponto seria essa uma categoria “elástica”? Pois há lavandas que não tem cheiro nem de lavanda nem de alfazema: tem cheiro de talco de bebê, por exemplo… Num dia desses qualquer, espero poder tentar uma formulação personalizada, exclusiva, feita para mim… e ver o que acontece. Não sou exigente demais, não! Não me entendam mal. É apenas fascinação pelo aroma, mesmo! Do baratinho ao mais caro, sem preconceito. É assim que a gente se permite surpreender.

    – English Lavender (Yardley of London)
    Essa seria minha lavanda ideal, se não fosse por sua baixa fixação. É o tipo que eu gosto!

    – Giovanna Baby (a original, de tampa rosa-bebê)
    É maravilhosa! Já foi melhor, mas ainda encanta.

    – Heno de Pravia (de Gal)
    A da caixinha amarela. Acho que é lavanda, não tenho certeza… Gosto muito, não acho há anos.

    Tem uma que não conheço, gostaria que alguém que conheça me desse sua opinião a respeito…. É a AQUA ALLEGORIA LAVANDE VELOURS, da Guerlain.

    Obrigada!

    • Silmara Rodrigues

      Lavanda de Gal, me parece que é da Espanha… Ganhei uma vez e me apaixonei, mas aqui no Brasil nem tem para comprar… :'(

    • eduardo lima

      Acqua Allegoria Lavande Velours foi a melhor lavanda que tive em toda minha vida e não encontrei nada próximo dela, talvez a lavandula de Penhaligons e acredite, essa flor Natura Lavanda, linha que a Natura sequer fe distribuição, mas consegui um frasco para mim . Sem dúvida a Guerlain deveria trazer de volta esse perfume único.

  • Raul Kennedy Gondim Pereira

    A colônia da locitante, frasco grande, linda, redondinha, lavanda perfeita. Amber da Prada, caro, vale cada centavo. Muito muito muito cheiroso. Inigualável. Até hj procuro uma lavanda parecida que possa comprar, já Prada de 50ml por 200 Dilmas não tem aparecido mais.

  • Claudia

    Uso óleo essencial de lavanda no banho. A lavanda da loccitane acho q tem um fundo q cheira terra, me incomoda um pouco apesar da saída legal, tenho um thaty por amor aos velhos tempos.

  • Karla Milward

    Adorava o Rastro e o Astuce!

  • Priscila Bizzotto Lins

    Tenho 3 perfumes com Lavanda, o perfeito é a Lavanda Almiscarada limpa da Loccitane Provence, pena que a fixação é péssima! Outra Lavanda maravilhosa e bem trabalhada é a da Burberry Britt e outra essa mais floral adocicada é da Guerlain Mon Guerlain Florale, maravilhoso!

  • Isa Bela

    lavanda sempre será um cheiro relacionado mais à memória de infância e lembranças do que a ele mesmo….eu por exemplo não tenho nenhuma lembrança querida relacionada (me lembra pessoas idosas), motivo pelo qual eu odeio lavanda e, como adoro neróli e geralmente eles vem juntos nas colônias, vivo uma saga eterna na procura de um frescor de banho, domestico, que não venha com esse chorume