O que está dentro de um perfume?

A curiosidade para entender o que compõe uma fragrância é enorme — para além dos produtos naturais e sintéticos, o que mais vai num perfume? A Dior lançou recentemente três vídeos guiados por François Demachy, perfumista da marca. Eles mostram a extração de matérias primas naturais, cada uma de um país. São vídeos hiper estetizados, com cores de filme do Wes Anderson, e oferecem algumas informações interessantes sobre a primeira pergunta.

Visitando a Calábria, produtora de bergamota, Demachy fala que “é importante ir até o lugar, ver o produto, as árvores, a fabricação — assim que as idéias nascem. É preciso sentir o ambiente, ele é também é parte do perfume.” A composição, o frasco, guardam um pouco do lugar de onde saiu cada matéria prima.

O meu favorito é sobre o jasmim, filmado na Índia. Não sei se tenho pique para enfrentar uma viagem e estada lá — um amigo que morou por vários anos em Delhi, me falando sobre a experiência: “não passei um dia sem algum problema no sistema digestivo.” Mas que fico curioso pelo mercado de flores, as guirlandas de tuberosa, pelas especiarias, isso eu fico.

Um detalhe: apesar da afirmação que J’Adore, de 1999, foi o primeiro perfume do mundo a utilizar jasmim sambac, eu não poria minha mão no fogo por essa informação. Soou o alerta quanto vi e Victoria Frolova, do Bois de Jasmin, confirmou — Guerlain Samsara (1989), Hermès 24, Faubourg (1995) e Jean-Paul Gaultier Classique (1996) usaram a matéria prima antes.

Os filmes estão legendados em português, clique no botão do lado inferior direito do vídeo para ativar a legenda.

 

 

 

 

  • Larissa Alves Matos Monteiro

    Oi Denis, tudo bem? Sempre acompanho o 1nariz com suas postagens de ótimo conteúdo. Gratidão e parabéns pelo trabalho.
    Eu fiquei com uma dúvida e gostaria muito de sua ajuda: Para fazer novas fragrâncias para uso pessoal, necessariamente eu devo usar óleos essenciais na composição ou eu poderia usar apenas essências (como a de baunilha e a de lírio, por exemplo)? Usando apenas essências eu perco qualidade no perfume? Obrigada desde já =)

    • Larissa, nada é obrigatório, depende da intenção da composição. Não é a qualidade das matérias primas que vai dar a qualidade do perfume, é a maestria em fazer as coisas se combinarem de uma forma interessante. Dá pra fazer perfume ruim só com matéria prima boa.

      Vc tbm pode dar uma lida nesse artigo aqui: http://1nariz.com.br/2015/cursos-de-perfumaria/natural-x-sintetico

  • Luan

    Olá bom dia,antes de iniciar a conversa devo dizer que obtive o Kouros,Azzaro,e Cool Water,devido a um artigo escrito por você Dênis,intitulado “3 Perfumes de machão” rs,.
    Do Cool water não gostei muito não,.mas o Kouros realmente uma obra – prima,pois bem,o fato de escrever-lhe é sobre a preocupação em usar perfumes mais naturais e sem possíveis consequências danosas para a saúde,.gostaria de sua opinião,por gentileza em relação a perfumaria de Nicho Amberfig,os perfumes que eles desenvolvem são naturais?
    Desde já agradeço por sua atenção,até breve!