Comprando perfumes antigos

Há três motivos para pesquisar perfumes antigos, que são 1) ele deixou de ser fabricado e só existe no passado, 2) a legislação para controle de produtos alergênicos fica mais restrita a cada ano, impedindo o uso de várias matérias-primas e 3) alguns extratos animais e vegetais foram banidos porque as espécies entraram em risco de extinção, passaram a ser protegidas e não há substituto sintético equivalente. Também é possível que usando os dois últimos argumentos a indústria tenha barateado a fórmula para aumentar o lucro — malditos capitalistas. Ou seja, se o perfume ainda é fabricado ele não é mais o mesmo porque os materiais são diferentes.

Depois, para se convencer a gastar dinheiro com sua nova obsessão, vem o quarto motivo, mais mesquinho, vulgar, totalmente humano e por isso desculpável, que é a esperança de comprar o último frasco do Maior Perfume da História por uns trocados e esnobar seus amigos para sempre. E lá fui eu para o Mercado Livre.

Para diminuir o risco de comprar vinagre ou água suja num vidrinho bacana, alguns cuidados:

  • Só considere comprar perfumes na caixa ou com o mínimo de uso. A luz destrói o perfume e você pode ler sobre o meu finado Bulgari Black aqui. De preferência na caixa com celofane ou, caso esteja aberta, que o frasco esteja lacrado, com linha formando um X no gargalo, fixando a tampa. Mesmo assim atenção: um cidadão amarrou uma cordinha de sisal no vidro e anuncia: NOVO! LACRADO!
  • Só aceite usado se for muito pouco, quanto mais ar em contato com o líquido mais rápida é a oxidação.
  • Alguma diminuição no volume é esperada por conta da evaporação de álcool, que os produtores de destilados chamam a parte dos anjos.
  • Alteração de cor não é necessariamente mal desde que seja para um pouco mais escuro, resultado da maior concentração de perfume. Turvo não é bom: deve estar contaminado com células mortas de quem usou e ter criado vida. Eca!
  • Procure propagandas antigas para estimar a data e a originalidade do perfume, você não quer um falsificado de época.
  • Faça perguntas sobre o tamanho do frasco, a concentração de fragrância para ter certeza do que vai levar. E compare preços no ebay (lembra do quarto motivo?).

Escolher não vai ser difícil porque a oferta é bem pequena, melhor ver o que tem e pesquisar o que é do seu gosto. Então você supera o medo, compra e sente a descarga de serotonina: menos um jantar esse mês. Eu fui de Scandal (Lanvin) e Baghari (Robert Piguet).

Alguns links com mais instruções sobre como comprar:

Now Smell This: how to buy vintage perfume

Grain de musc: hunting for vintage perfumes

  • Regina

    Dênis, gosto muito do seu site e do jeito ótimo que você descreve cheiros, coisa dificílima de fazer! Tenho uma recordação forte de um perfuminho Mary Quant, garrafinha preta e tampa amarela, Country Garden. Anos 70. Eu só usava esse e AMAVA. Você já ouviu falar? Tem algo parecido? Sei que tem um patchouli bem presente, mas tem algo mais, rosas talvez de um jardim inglês, um toque romântico sem esquecer a novidade dos Beatles e da minisaia, enfim… HELP! Outro que eu adorava: Calandre. Ainda tem, mas o cheiro é diferente… bjs, Regina

    • Regina, nunca ouvi falar dos perfumes Mary Quant, fiquei só com a minissaia. Dei uma busca na amazon e ebay e nao encontrei nada, o que mais ou menos esgota as chances. Dá uma raiva essas reformulações, não? Por ser um produto industrial a gente fica achando que vai encontrar identico o resto da vida e se engana. uma pena.

  • Isabela Cali

    Olá Dênis gostaria muito de comprar um Midnight Poison mas está cada vez mais difícil. Você me recomenda algum vendedor virtual confiável? Beijos.