Quem está lendo sobre o assunto já esbarrou nessas palavras compondo notas de perfumes, e provavelmente seguiu em frente sem entender muito bem para não estragar a leitura. Então caiu um vidrinho de neroli na minha mão e fui esclarecer. Tudo vem da mesma planta, Citrus Aurantium, chamada bitter orange, bigaradier ou laranja amarga. Surpresa: neroli e flor de laranjeira são a mesma coisa processada de modos diferentes, com dois resultados diferentes.
Neroli é o óleo essencial de flor de laranjeira, ou seja, é a flor de laranjeira tratada por destilação a vapor (o produto da destilação a vapor é o óleo essencial e a água de flor de laranjeira). Neroli cheira delicadamente floral, fresco, um pouco verde e um pouco frutado, um alaranjado de leve. É ingrediente fundamental nas águas de Colônia. Se quiser uma boa referência procure a colônia 4711, Dior Homme Cologne ou Acqua di Parma Colonia Assoluta. O neroli está logo na saída.
Se você encontrar numa lista de notas “flor de laranjeira” quer dizer que se busca o efeito rico e intoxicante da florada. Se encontrar “absoluto de flor de laranjeira” que dizer que as flores foram tratadas com solvente. O resultado vai chegar mais perto do floral espesso, cheio de curvas, da flor natural, que o frescor ligeiro do neroli. Dior Pure Poison e Elie Saab Le Parfum tem flor de laranjeira mas os dois tem alguma coisa que não bate para mim, pega na boca do meu estômago. Jean Paul Gaultier Fleur du Mâle também tem flor de laranjeira, na saída se percebe mais fácil, antes da avalanche de fava tonka e almíscar tomar tudo. A de Givenchy Absolutely Irrésistible é bonita, a de Hermès 24, Faubourg é linda, se você conseguir encontrar alguma coisa dentro dessa igreja barroca. A minha atual favorita é a de L’Artisan Parfumeur Séville a L’Aube, com a faceta mel bem acentuada.
(Regra geral para entender a origem da matéria prima natural: o que é chamado “essencial” ou “óleo essencial” foi extraído por destilação a vapor. O que é chamado “absoluto” foi extraído com solventes químicos. Exceções: a maior são os cítricos, cujo óleo essencial é extraído a frio da casca. Ainda existem outras mas isso dá conta da maioria.)
O petitgrain é o óleo essencial extraído do conjunto de folhas e botões de flor de laranjeira. O resultado é mais verde, intensamente fresco, não muito longe do cheiro da folha da laranjeira amassada. Também muito presente nas águas de Colônia. Gianfranco Ferré Bergamotto Marino tem uma nota bem presente de petitgrain.
Foto no topo: Tim Samoff via Flickr. Abaixo, ilustração botânica.