O cheiro de todos

A dupla de artistas Lernert & Sander criou recentemente Everything, uma mistura de cerca de 1400 amostras dos perfumes lançados pela grande indústria em 2012, de Acqua Colonia Mandarine & Cardamom a Zippo The Woman. Sério, até a marca de isqueiro lançou um perfume. Arredondando para baixo são 116 por mês, mais de 3 por dia.

Everything2

É sabido que a semana de um perfumista das maiores casas de fragrância começa com os frascos dos últimos lançamentos e uma pilha de papel. São relatórios da análise de cromatografia de fase gasosa, nome complicado para um processo que identifica os componentes da fórmula do perfume. Ao que parece o resultado não permite compor o perfume novamente mas é uma pista quentíssima do que está dentro da garrafa. Lançamentos são testados a exaustão em painéis com consumidores, levando ao resultado de sempre: para agradar todo mundo tem que nivelar pelo chão.

A notícia já vinha rolando há alguns dias. Mas e o cheiro? Everything ficou exposto até o dia 9 na multimarcas francesa Colette, a chance única de cheirar todos os perfumes de 2012 — ao mesmo tempo. Prism, leitor do blog Now Smell This, esteve na loja e comentou que

Tem cheiro de… tiras perfumadas em revistas. Se você pegar uma revistas com várias tiras com perfume, é esse o cheiro que tem.

Eric Wilson do New York Times foi mais longe, disse que tinha cheiro

de morangos misturados com sal, com traços de luva de basebol e spray de cabelo. E angélica, sim. E alcaçuz e tinta fresca. E almíscar e pêssegos podres e madressilva e manjericão e sabonete. Era horrível.

  • Ao contrário de Ravel que, segundo dizem, compôs sua linda Valsa com fragmentos de 17(sic) valsas de outros compositores, este tal “perfume” está me parecendo algo horroroso. São as famosas invenções de um mundo e para um mundo que tem avidez por novidades, parece que se assim não for morre-se atolado no tédio. rsrsrs. Com tanta coisa boa, né Dênis?…

    • é isso, o sistema da moda demolindo tudo, lançando a novidade pela novidade — e uma horda de gente entediada do outro lado do balcão

  • Não deixa de ser irônico que o que todo mundo gosta, não seja exatamente o que todo mundo gosta.

    • é mesmo, anjos. me parece que o faz mais sucesso é o que o consumidor ainda não sabe que quer, ou seja, não adianta perguntar.

  • Vou misturar os meus pra ver no que dá. Opa, melhor não. Se bem que… rs

    • hahaha! tem gente que mistura na pele, uma demão de um, uma camada de outro. não faz muito sentido na minha cabeça, o consolo é que é só lavar que sai.

  • Ops, já pensei em misturar vários perfumes meus em frasquinhos de amostras pra ver no que dá… o dia em que tiver tempo e boa disposição faço isso. E conto no que deu…

  • Sugestões de pauta: um post sobre a criação dos nomes de perfumes, outro sobre o design dos vidros. Obrigado.

  • Eugênia Marins

    Poderia me sugerir algum perfume com notas de goiaba? É meu cheirinho preferido! rs
    Desculpe pelo incômodo e agradeço desde já!

    • oi, eugênia! a imperiosa goiaba, de cheiro tão forte! não me ocorre nada de cabeça, vou fazer uma pesquisa e te mando algumas sugestões.

      • Eugênia Marins

        Agradeço por ser tão solicito e aguardo ansiosa.
        Abraço

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  • Elisabete Rocha Pagani

    Denis, acho que o que surpreende é sempre bem recebido, mesmo que nao tenha tanto o gosto pessoal, ser diferente da mesmice já é algo. Fiquei curiosa sobre o cheiro de goiaba, encontrou algo?