A dupla de artistas Lernert & Sander criou recentemente Everything, uma mistura de cerca de 1400 amostras dos perfumes lançados pela grande indústria em 2012, de Acqua Colonia Mandarine & Cardamom a Zippo The Woman. Sério, até a marca de isqueiro lançou um perfume. Arredondando para baixo são 116 por mês, mais de 3 por dia.
É sabido que a semana de um perfumista das maiores casas de fragrância começa com os frascos dos últimos lançamentos e uma pilha de papel. São relatórios da análise de cromatografia de fase gasosa, nome complicado para um processo que identifica os componentes da fórmula do perfume. Ao que parece o resultado não permite compor o perfume novamente mas é uma pista quentíssima do que está dentro da garrafa. Lançamentos são testados a exaustão em painéis com consumidores, levando ao resultado de sempre: para agradar todo mundo tem que nivelar pelo chão.
A notícia já vinha rolando há alguns dias. Mas e o cheiro? Everything ficou exposto até o dia 9 na multimarcas francesa Colette, a chance única de cheirar todos os perfumes de 2012 — ao mesmo tempo. Prism, leitor do blog Now Smell This, esteve na loja e comentou que
Tem cheiro de… tiras perfumadas em revistas. Se você pegar uma revistas com várias tiras com perfume, é esse o cheiro que tem.
Eric Wilson do New York Times foi mais longe, disse que tinha cheiro
de morangos misturados com sal, com traços de luva de basebol e spray de cabelo. E angélica, sim. E alcaçuz e tinta fresca. E almíscar e pêssegos podres e madressilva e manjericão e sabonete. Era horrível.
Pingback: EVERYTHING – O cheiro de todos! « blog espirito bird()