Oba! Depois de um silêncio de cinco anos Luca Turin, brilhante crítico de perfumes, vai voltar a falar do assunto. A última aparição dele foi escrevendo o sensacional Perfumes: The A-Z Guide em 2008, em parceria com a mulher Tania Sanchez — falei sobre o livro aqui. A partir de agosto ele volta com uma coluna quinzenal no Style.com/Arabia, e já deixa a promessa de um novo guia que inclua tudo o que ficou de fora de 2008 ao fim de 2014, que é a data do lançamento. Ele explica o porquê do intervalo:
“On the one hand, the great classics were being systematically destroyed—for no good reason. And on the other hand, the new creations—with notable exceptions, of course—were cut and paste compositions that imitate the competition. It all converged into a sort of blah nothingness. It just so happened that when we wrote that guide, it was the end of an era.”
A escrita de Luca é uma aula para quem fala de gosto e cheiro, cheia de imagens e humor, ao mesmo tempo poética, clara e informativa. Seu primeiro guia de perfumes foi lançado em 1992, em Paris. Ele é um biofísico apaixonado pelo assunto desde criança, com imenso conhecimento na área. Clique aqui para ler a entrevista e trajetória completas.