Como se pode imaginar, uma casa no Zoológico, por melhor que seja, é pobre em estímulo se comparada a vida selvagem. Para manter os animais interessados é comum que tratadores espirrem perfumes em pedras e objetos — até o dia em que alguém resolveu levar o teste até o fim.
Trabalhando com 24 perfumes e dois chitas, Pat Thomas registrou quanto tempo levou para os felinos notarem a fragrância e quanto passaram interagindo com ela. Os resultados não deixam dúvida: Estée Lauder Beautiful ocupou os chitas por dois segundos, em média. Revlon Charlie chegou em 15,5 segundos. Nina Ricci L’Air du Temps registrou 10,4 minutos. O almiscarado Obsession for Men triunfou: 11,1 minutos. Isso é mais que eles levam para degustar uma refeição.
Veja mais detalhes no vídeo.
A descoberta também é útil para pesquisadores em busca de animais em risco de extinção. Usando câmeras infra-vermelhas ativadas por movimento e panos embebidos em Obsession, eles registram a população de felinos em áreas de preservação com mais eficiência. Quem vai fazer o primeiro vídeo com gatos e meias encharcadas de perfume?
A matéria é do Wall Street Journal.