Estatística confiável sobre venda em perfumaria fina é complicada de achar, mas catucando bem ela aparece. Meu sonho era achar os dados para os Estados Unidos, para o Brasil, a França e o mundo, para comparar gosto — mas ficamos com o possível: os sete mais vendidos na França em 2013, com dados do NPD Group.
- J’Adore — Dior. Eternamente entre os mais vendidos, o pedido do briefing era para criar um perfume “sexy como um salto alto, confortável como um mocassim.” Ao que parece foi destruído nas reformulações, estou com amostras para comparar, volto ao assunto em breve.
- La Vie est Belle — Lancôme. A vida é bela? A vida é doce. Filhote do Angel editado na parte algodão doce da história, gourmand que pode dar cárie
- La Petite Robe Noire — Guerlain. Segurando o posto com investimento pesado em publicidade, lançaram na França um Fiat com o nome do perfume — será que vem em versões eau de toilette e parfum? Testei a versão Eau de Toilette (do perfume) e é terrível.
- N°5 — Chanel. Precisa falar? Será que a Senhora Monroe recebeu sua parcela desse sucesso?
- Angel — Thierry Mugler. Ele! Ame ou odeie, no mínimo é para admirar pelo absurdo. Mega patchouli em choque com mega chocolate, mega flores e mega frutas. Eu amo mas não quero sentar do lado de ninguém que usa. Mais sobre a criação na entrevista com o perfumista Olivier Cresp.
- Coco Mademoiselle — Chanel. Chanel faz Angel. Tirou o ultraje, mexeu nas proporções para deixar chic, ficou o patchouli limpo e a geléia de frutas e flores.
- One Million — Paco Rabanne. Sim, o primeiro masculino da lista está em sétimo lugar por frascos vendidos. Dá uma idéia da diferença de tamanho do mercado. O perfume é uma mistura de torta de maçã com cravo e canela, com toneladas de madeiras sintéticas que querem te matar pelo nariz.
Para não perder a chance de comparar, o blog Conexão Paris listou neste post os perfumes mais comprados pelos brasileiros numa loja parceira do site no ano de 2013. Claro que a amostra não representa o gosto do brasileiro em geral mas dá uma idéia. Na página do Conexão tem comentários meus sobre cada um.
Femininos
- Coco Mademoiselle – Chanel
- J’adore – Dior
- N°5 – Chanel
- Chance – Chanel
- 212 – Carolina Herrera
Masculinos
- One Million — Paco Rabanne
- Bleu — Chanel
- 212 — Carolina Herrera
- Terre d’Hermès
- Azzaro — Azzaro
Sempre chama atenção a força da marca Carolina Herrera no Brasil, seus perfumes estão entre os mais vendidos no país há bastante tempo. Rodrigo Lavalle, que fez o contato comigo para o post no Conexão, comentou que os franceses praticamente desconhecem a marca. Uma explicação possível é uma certa xenofobia no consumo: uma pesquisa mostrou que franceses identificam a marca Paco Rabanne como francesa, sendo que o estilista é basco de origem espanhola, e a Puig, detentora da licença para perfumaria, é catalã. Carolina Herrera é venezuelana radicada nos Estados Unidos.
Imagem: poster da Olimpíada de Paris em 1924