A Maison Martin Margiela lança em outubro, na Europa, mais três fragrâncias da série Replica. Enquanto no universo das roupas do estilista a série agrupa reproduções de peças clássicas de algum período, na coleção de perfumes a intenção é apelar diretamente a memória de lugares ou situações. Jazz Club, Lazy Sunday Morning e Promenade in the Gardens — Club de Jazz, Preguiça de Domingo e Passeio no Jardim — mais ou menos descrevem o meu fim de semana ideal.
Rum, charutos (fundamentais para a cena), luz baixa, piano, bateria e sax, lençóis limpos e toalhas lavadas, uma volta no jardim para curar a ressaca. Para completar o delírio podemos convocar Arabie (Serge Lutens) no papel de almoço farto, com sua mistura barroca de especiarias, tâmaras, damascos, salgado e doce, que beber dá fome.
O apelo é imenso. A marca Demeter Fragrances tem uma linha inteira baseada em cheiros mundanos como Terra, Gin Tônica, Manga, Espresso, Brownie. Christopher Brosius, do CB I Hate Perfume, já fez o mesmo com In The Library, Gathering Apples e Burning Leaves (Na Biblioteca, Colhendo Maçãs e Folhas Queimando), para citar alguns. Parece ótimo, não é? Para entrar no clima fique com Miss Peggy Lee e aquela escovinha na bateria que derrete o cérebro.