Como aumentar a fixação de um perfume?

Quem é fã de água de colônia passa isso o tempo todo. Elas nem são pra durar o dia inteiro — mas a gente queria tanto! Dá pra tomar alguns cuidados e aplicar de um jeito que ajude o perfume a se fixar melhor.

Falei num outro texto mas não custa lembrar. Se usa o mesmo perfume há muito tempo, pode ter a impressão que ele passou a não fixar por acomodação olfativa, que é quando tem tanto estímulo pro olfato e por tanto tempo, que a sensibilidade pro tal perfume diminui. Dá vontade de aplicar mais. O melhor é manter o número de borrifadas que sempre usou. Antes de usar todas as estratégias abaixo, avalie se não é por isso que seu perfume “não fixa”.

Se não for, vamos ver o que dá pra fazer.

 

Manter a pele hidratada

Tem a ver com a afinidade entre os óleos da fragrância e da pele: as coisas se atraem. Por isso que pele oleosa tende a fixar melhor. Pra quem tem a pele seca, um hidratante ajuda. Eu nunca senti que mudou completamente, tipo ganhar 1 hora a mais de fixação, mas nunca senti que piorou. Use um com pouco perfume e manda ver.

Sobre passar vaselina (!!!) no lugar que vai aplicar: eu testei pra você não ter que testar. Não funciona. Até piorou, com o tempo o perfume foi deformando, como se a vaselina estragasse umas partes do perfume. Fora que vaselina tem cheiro. Se você curte cheiro de graxa, recomendo.

 

Borrifar no cabelo

Mais um lugar jóia pra fixação pela afinidade de óleos. Pra quem tem cabelo comprido, o movimento ajuda a espalhar o perfume. E a cabeça é um ponto quente do corpo, o que também é ótimo pra difusão. Borrife a 30 cm da cabeça. Cabeleireiro não costuma gostar, que álcool resseca os fios. Acho que não custa tentar e observar.

 

Borrifar na roupa

Amantes de colônia: esse é pra vocês. Diz que uma borrifada extra na roupa é o truque pra receber elogios. Se o perfume ocupa bastante espaço, eu deixaria essa pra lá. O tecido aprisiona o perfume e o calor do corpo ajuda na difusão. Tecidos delicados podem manchar e é bom prestar atenção se o perfume não é super colorido.

 

Carregar um frasquinho com mais perfume

Não existe milagre nessa vida, as vezes o único jeito é reaplicar (ou mudar de perfume). No Mercadolivre e nas lojas da região da Sé, aqui em São Paulo, você encontra frascos de 5 ml com spray, pra colocar o que quiser. Uma boa pra quem passa o dia fora de casa.

 

Imagem: GrungeTextures via Visual Hunt / CC BY-NC

  • Patrícia

    Alguém já experimentou o creme “fixador” de fragrâncias da L´Occitane? Não sei se funciona, mas a proposta é interessante.

    • Patricia, eu não conheço. Parece que a Chanel tem um tbm, pelo que li tem uma base de almíscar que dá essa impressão.

    • Claudia

      Procurei no site da loccitane e não encontrei algo com essa proposta, sabe o nome do produto?

  • Govardhan das

    Sou o perfumista que criou o aroma Vento da Osklen, o Original que ficou conhecido e não o armani que eles usam agora! Também fiz os aromas que ficaram conhecidos na Enjoy e Mr. Cat!
    Contatos (21) 2501-6756/ 98193-7191

  • Heriberto Junior Barbosa Junio

    Trabalho com vendas de perfumes, sou apaixonada pelo seu blog.. Muitas dicas fantásticas!
    Meu insta
    @tamiresmouramakeup