Perfume para usar no trabalho, parte 1: os três confortos

O Bruno Nobrega pediu no instagram do site que comentasse aqui sobre perfumes para usar no escritório — eu bati a mão na testa sem saber por que não tinha falado até agora.

Vamos considerar que este é um escritório de uma empresa tradicional, de advocacia, um banco, que tem código de vestir mais restrito e pode gerar mais dúvida. Ou então, que a pessoa trabalha no ramo da saúde (e fica super próximo do paciente) ou com alimentação, onde cheiros interferem com o assunto principal ali, a comida. Por que se for, sei lá, uma assessoria de imprensa com clientes de moda, os limites são mais elásticos. Exemplo: na agência de propaganda em que trabalhava um amigo, um dos diretores usava Angel — acho que o feminino mesmo.

Perfume de dia, perfume de noite, de verão, de inverno… Pode e não pode não existe. É melhor parar para pensar. Para ajudar, tem a “regra” do conforto, que sempre explico para clientes da consultoria:

  1. Conforto pessoal — Você vai se sentir bem com tal perfume, a tal hora, em tal lugar, fazendo o que tem que fazer? Vai te trazer conforto ou incomodar? No caso do trabalho, em que se está ali com um motivo bem específico, tudo o que tira atenção das tarefas passa a ser incômodo, não?
  2. Conforto do outro — Estendendo a idéia de tirar atenção para quem está por perto (por obrigação e não por amor), tudo que mexe na zona de conforto do outro não funciona. Tudo que faz com que o outro se desconcentre do que está fazendo, como perfumes super densos, doces, ricos, com projeção grandiosa, ou até frescos aplicados em excesso.
  3. Conforto da empresa — Toda empresa quer projetar uma imagem e os funcionários fazem parte desse esforço. O que ela vende? Para quem vende? O funcionário representa a empresa e existe uma expectativa sobre ele. O cuidado na apresentação pessoal, perfume incluído, condiz com essa imagem?

Aqui no nosso assunto, faz todo sentido considerar, além da fragrância, quanto e onde aplica — também é isso que vai dizer o quanto de espaço o perfume vai ocupar. Em mais três posts falo de jeitos de aplicar que vão manter tudo sob controle e dou sugestões de fragrância para homens e mulheres.

Você, que trabalha num escritório tradicional, no ramo da saúde ou alimentação: qual sua filosofia na hora de escolher? Que perfumes costuma usar para ir trabalhar? Comente com suas sugestões.

Na imagem: Anthony Perkins em O Processo, de Orson Welles

 

  • Bruno Nóbrega de Sousa

    Valeu pela lembrança, Dênis! Artigo certeiro e esclarecedor como sempre. Novamente, parabéns blog, é excelente!

    • haha, adorei a imagem, Bruno! obrigado você, pela pauta.

  • Fernando Lindman Garcia

    Hoje estou de Guerlain Homme, e também trabalho de gravata, não está muito frio, nem muito calor… kkk

    • Grande perfume esse aí, Fernando! Um dos meus favoritos dos Guerlains masculinos recentes.

  • SrtaLuanaB

    O Narciso Rodrigues for Her para mim é o melhor perfume da vida!
    Gostava muito também do Valentino V, mas foi descontinuado.
    Aliás, alguma dica para preencher esse vazio?

  • Breno Souza

    Trabalha na area da saude, mais precisamente em centro cirurgico. Meu perfume é o CH Men, antigamente usava o 1 Million.

    • Breno, acho que vc está melhor com o CH Men que com o 1 million, para o trabalho que faz.

  • Renata Moritz

    Oi Dênis. Amo o seu blog, muito obrigada por escrevê-lo. Trabalho em uma editora, e uso o Petite Cherrie, da Annick Goutal há anos. Um perfume muito suave, levinho. Tem gente que acha inócuo demais, quase insignificante, mas pra mim a beleza dele está justamente na sutileza e na inocência. Você conhece? Adoraria saber o que acha desse perfume. Um grande abraço!